x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 108

IR + AUXILIO EMERGENCIAL

Joyce

Joyce

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Financeiro
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 13:17

Boa tarde!

Estou com a seguinte situação:

CPF PENDENTE DE REGULARIZAÇÃO, no e-CAC informa que exercicio de 2020 ficou ausente, então devo declarar o IR 2021, certo ?!

A questão é:
- Não recebi rendimentos tributáveis de R$ 28 mil;
- Não recebi rendimentos tributáveis de R$ 22 mil, (para quem recebeu o auxílio).

- Somando meus rendimentos tributáveis em 2020, não dá nem 15.000,00, (salário e pensão alimentícia);
- Seguro desemprego total de R$ 8.365,00, mas não é tributável;
- Peguei uma parcela de auxílio indevidamente, e as demais foram bloqueadas, porém realizei a devolução em 04/06/21 através da GRU para o ministério da cidadania;

- Mesmo sabendo que não tenho pq declarar, eu tentei, porém não me deixava gerar a DARF, ficou tudo zerado;
- Decidi então fazer a devolução pela GRU;

Meu CPF permanece pendente de regularização.


Alguém pode me ajudar?

Obrigada!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 13:48

Joyce,
Consultou as fontes pagadoras no e-CAC? Negociou ações? Rendimentos isentos e não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte acima de 40 mil (por exemplo, seguro desemprego + FGTS) ?

Joyce

Joyce

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Financeiro
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 15:02

João/ Emanuela, boa tarde!

E já agradeço o retorno.

- Consultou as fontes pagadoras no e-CAC? Sim, só aparece a empresa em que trabalhei e o ministério da cidadania, por conta do auxilio. Um total de de 6.700,00.
- Negociou ações? Rendimentos isentos e não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte acima de 40 mil (por exemplo, seguro desemprego + FGTS) ? Não.
- Tens investimentos em ações ou bolsa de valores? Também não.

Quando consulto minha situação fiscal, aparece a informação abaixo, tenho que fazer o imposto desse ano mesmo né, que é referente a 2020?

"Declaração Exercícios Ausentes MotivoDIRPF2020
 DIRPF  2020                Rendimentos tributáveis acima do limite"
  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.