x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 166

ULTRAPASSAR LIMITE MEI

LAILA CRISTINA

Laila Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Secretária
há 2 anos Quarta-Feira | 16 junho 2021 | 11:23

Tenho uma dúvida relacionada a esse assunto! Agradeço se alguém pude ajudar. Eu ultrapassei o limite de faturamento da MEI em 648,00 apenas Mas minha dúvida é a seguinte: Não posso mais ser MEI? Tenho que pedir o desenquadramento?

E foi entregue a declaração anual no valor de 81 mil em 2018 será que tenho que retificar essa DEFIS com valor exato 81.648,00 será que vai gerar a DAS complementar para pagar.


Muito Obrigada!

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 21 junho 2021 | 10:13

Colega Laila
O correto e o ideal, e manter um controle, mensal e ate diário, para evitar tal fato, existem vários modelos, e são simples de serem confeccionados e controlados. Procure fazer isso de agora em diante e se planejar de forma a não ter futuros problemas, pois você deve saber que ultrapassando e sendo excluído e uma dor de cabeça dos infernos, para acertar os passos novamente. Porem no seu caso especifico se baseando unicamente em seu relato, e como o valor que ultrapassou foi diminuto e você declarou dentro do limite, eu aconselharia a aguardar a manifestação da  Receita.
Uma explicação pertinente ao caso de ultrapassar o limite;
1º  - A receita ira cruzar dados , esse cruzamento e feito automaticamente, levando em conta valores movimentados  em seu CNPJ, e eventualmente , poderão fazer cruzamento também com  a movimentação do seu CPF, essa movimentação verificara  certamente a financeira  (bancos, Cartões de credito, débitos  etc..>) 
2º  Pessoas usam muito a maquininha, nada contra, porem esses valores, não poderão deixar de ser considerados, tao pouco as movimentações de cartões e bancarias comuns., pois são cruzados pelo sistema DECRED.
3º - Tem MEIs, que se preocupam em demasia com os recebimentos, para não fazerem passagens nos controles de fiscalização, , mas se esquecem com os gastos (compras e pagamentos diversos), que também passam pelos controles da mesma forma como os recebimentos que passam pelos mesmos controles, como explicado anteriormente..
4 º - Portanto se querem ter um negocio e funcionar corretamente obedeçam as leis, para terem tranquilidade, e tenham seus controles, por mais simples que sejam, mas com os cuidados devidos em suas transações E em suas relações com os poderes fiscalizatórios instituídos pelos governos, Federal, Estadual e Municipal, pois todos os dados são disponibilizados para os mesmos pelo sistema , para cumprirem com suas obrigações legais;
att. Ribeiro

.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.