Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 107

Tributos sobre produtos fabricados

Patricia da Silva Alves Shirakura

Patricia da Silva Alves Shirakura

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 2 anos Sexta-Feira | 18 junho 2021 | 15:52

Prezados boa tarde,

Comecei a trabalhar com e-commerce a alguns meses e agora estou em processo de regularização da empresa. Pelo faturamento anual acabei optando pelo MEI.  
Trabalho com fabricação artesanal de miniaturas de carros e caminhões sobre o CNAE 3240-0/99.

Sou leiga na parte fiscal e gostaria de saber como funciona a emissão de NF-e.

Posso dar entrada nas notas dos insumos (MDF, RESINA etc) e comercializar o produto final?

Preciso de ajuda com dados como CFOP, ICMS, PIS/COFINS, em qual tipo de produto devo enquadrar, etc.

Grata,
Patricia

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Sábado | 19 junho 2021 | 11:04

Bom dia Patricia. Como vai?

P - Sou leiga na parte fiscal e gostaria de saber como funciona a emissão de NF-e.
R - Para o MEI existe duas formas especificas de emissão da NFe (modelo 55). Através do portal da SEFAZ do estado emitindo a nota fiscal avulsa (necessário fazer a confirmação junto ao orgão) ou através do Emissor Gratuito da NFe fornecido gratuitamente pelo SEBRAE. Contudo para a segunda opção é necessário solicitar a emissão do e-CNPJ, podendo ser o A1 ou o A3, com um custo entre R$150,00 a R$200,00. 

P - Posso dar entrada nas notas dos insumos (MDF, RESINA etc) e comercializar o produto final?
R - Essa aquisições são os insumos para a fabricação do produto acabado e os mesmos devem ser adquiridos através de Nota Fiscal para dar entrada nos mesmos.

P - Preciso de ajuda com dados como CFOP, ICMS, PIS/COFINS, em qual tipo de produto devo enquadrar, etc.
R- O CFOP a ser utilizado na venda do produto acabado será 5.101 na venda no mercado interno e 6.101 na venda interestadual. Em relação ao imposto (ICMS) e as contribuições federais (COFINS e PIS) , a priori, pela forma simplificada de tributação (MEI) não a a necessidade de aplicação de alíquotas na NFe ou apuração tendo em vista que o MEI recolhe uma taxa fixa de R$56,00. 

Vale ressaltar que como a regularização do MEI esta em fase inicial, lembre-se que o faturamento será proporcional.

Patricia da Silva Alves Shirakura

Patricia da Silva Alves Shirakura

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 2 anos Sábado | 19 junho 2021 | 15:06

Amaxiko, 

Muito obrigada pelo retorno. Foi muito esclarecedor.

Me orientaram a utilizar o CFOP x102, mas o 5.101 e o 6.101 realmente se enquadram melhor no meu caso.

Consegui emitir a nota pelo Bling. Desisti do emissor gratuito do Sebrae pois o mesmo apresenta muitos erros.

Grata,

Patricia.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.