Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 107

Tributos sobre produtos fabricados

Patricia da Silva Alves Shirakura

Patricia da Silva Alves Shirakura

Iniciante DIVISÃO 2, Account Manager
há 2 anos Sexta-Feira | 18 junho 2021 | 15:52

Prezados boa tarde,

Comecei a trabalhar com e-commerce a alguns meses e agora estou em processo de regularização da empresa. Pelo faturamento anual acabei optando pelo MEI.  
Trabalho com fabricação artesanal de miniaturas de carros e caminhões sobre o CNAE 3240-0/99.

Sou leiga na parte fiscal e gostaria de saber como funciona a emissão de NF-e.

Posso dar entrada nas notas dos insumos (MDF, RESINA etc) e comercializar o produto final?

Preciso de ajuda com dados como CFOP, ICMS, PIS/COFINS, em qual tipo de produto devo enquadrar, etc.

Grata,
Patricia

AMAXIKO

Amaxiko

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Sábado | 19 junho 2021 | 11:04

Bom dia Patricia. Como vai?

P - Sou leiga na parte fiscal e gostaria de saber como funciona a emissão de NF-e.
R - Para o MEI existe duas formas especificas de emissão da NFe (modelo 55). Através do portal da SEFAZ do estado emitindo a nota fiscal avulsa (necessário fazer a confirmação junto ao orgão) ou através do Emissor Gratuito da NFe fornecido gratuitamente pelo SEBRAE. Contudo para a segunda opção é necessário solicitar a emissão do e-CNPJ, podendo ser o A1 ou o A3, com um custo entre R$150,00 a R$200,00. 

P - Posso dar entrada nas notas dos insumos (MDF, RESINA etc) e comercializar o produto final?
R - Essa aquisições são os insumos para a fabricação do produto acabado e os mesmos devem ser adquiridos através de Nota Fiscal para dar entrada nos mesmos.

P - Preciso de ajuda com dados como CFOP, ICMS, PIS/COFINS, em qual tipo de produto devo enquadrar, etc.