x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.865

Cobrança de Impostos em pagamentos da Binance através Forteras

Arthur Craveiro

Arthur Craveiro

Iniciante DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 2 anos Domingo | 18 julho 2021 | 05:39

Bom dia gente, comecei fazer transações acima de 5 mil na Binance e os pagamento em conta bancária são pagos através de empresa Forteras, que tem suporte através da Capitual. Entrei no suporte deles e tive o seguinte chat:

[18:26]Andreia Castro: Olá, boa tarde. Em que posso ajudar?
[18:28]Arthur: Boa tarde. Gostaria de saber como a Forteras declara na sua DIRF anual o pagamento para pessoa física, se é como uma prestadora de serviços, se emite nota fiscal e qual o código pois dessa forma consigo saber se tenho q pagar o DARF sobre cada pagamento recebido da Binance através dela.
[18:29]Andreia Castro: O Capitual não possui registro no Brasil (somos registrados em Malta e licenciados pela Estônia) e portanto não pode realizar os reportes automáticos. A emissão do cartão em Reais se dará por meio de uma empresa parceira no Brasil (da mesma forma que ocorre atualmente com o processamento de Teds), mas como as funcionalidades de conversão de criptomoedas não são servidos por essa empresa parceira no Brasil, ainda ficamos impossibilitados de realizar os reportes, que devem ser realizados pelo próprio usuário com o auxílio de um contador de confiança.
[18:30]Andreia Castro: A receita exige apenas que exchanges nacionais reportem os movimentos de compra e venda de criptomoedas dos usuários brasileiros. Como o Capitual apenas processa as transações em reais, e não tem acesso aos movimentos de conversão (que são realizados pelo usuário dentro da Binance), o Capitual não realiza os reportes. Você pode perguntar ao suporte da Binance a respeito dos reportes das compras e vendas de criptomoedas.
[18:31]Arthur: Certo, a Capitual não realiza reportes, então a Forteras também não?
[18:36]Andreia Castro: Estou consultando o financeiro. Um momento
[18:40]Arthur: Certo! Teria como saber também se quando eu recebo o pix da Binance em nome da empresa de razão social Forteras é feito um DIRF sobre isso?[18:43]Andreia Castro: Não senhor, não é feito um DIRF
[18:43]Andreia Castro: Como já citei acima, nós não emitimos nada para a receita.
Pelo que eu pesquisei a Binance realiza os informes de movimentações na conta para a receita porém a Forteras, pelo chat acima, não. Minha dúvida é: Após cada saque tenho que emitir algum DARF para pagamento de IRPF e previdência?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 23 julho 2021 | 10:40

Bom Dia

Após cada saque tenho que emitir algum DARF para pagamento de IRPF e previdência? Sim.

O investidor de renda variável precisa emitir e pagar um DARF sempre que realizar operações que registrem ganho de capital.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.