x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 85

IRPF - Recebi salário de um colega?

Wellington Ignacio de Rezende Silva

Wellington Ignacio de Rezende Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Bancário(a)
há 2 anos Terça-Feira | 10 agosto 2021 | 16:37

Boa Tarde pessoal, tudo bom?

Trabalho a 11 anos registrado em uma empresa e sempre fiz meu IRPF da forma mais simples possível até pq não tenho bens.
Ocorre que hoje recebi uma carta da Receita Federal sobre eu ter caido a tal malha fina. Estranhei de pronto e resolvi consultar no site do e-CAC.

Lá aparece uma empresa e a alegação de que eu devia ter recebido cerca de R$5000 e não declarei. De primeiro momento achei estranho pois eu já sou registrado e trabalho como bancario, logo, qualquer receita fora meu salário eu costumo ficar bem esperto para sber se devo ou não avisar meu empregador.

Bom, fato é que depois de pesquisar, me recordei que um amigo tinha me pedido uma conta para deposito de seu salario por dois meses pois alegou que não conseguia abrir a conta salario, etc. Por fim, no 3º mês em diante ele abriu sua conta e eu não precisei mais receber e transferir para ele.

O problema é que no meu entender a Receita acha que o valor recebido é meu e não dele. Acredito que isto pode ter ocorrido por eu ter recebido o valor ou pq a empresa me indicou como beneficiario(isto é possivel mesmo eu não sendo empregado deles e etc?) Fiquei bem incomodado e com medo.. nunca tive problemas com tributos.

Como eu posso resolver isto? O salário não é meu, eu só permiti o deposito por dois meses e transferi a totalidade a ele.

Peço desculpas antecipadamente pelo textão.
Não sei se as consultas aqui são pagas, então agradeço desde já.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 11 agosto 2021 | 10:39

Wellington,
Bom dia! ... A princípio, o simples depósito desse valor numa conta corrente tua não seria motivo para teres caído na malha fina. O que está parecendo é que o teu CPF foi informado pela empresa (fonte pagadora) como realmente sendo o "beneficiário" do rendimento (trabalho assalariado, trabalho "autônomo", aluguéis ...).
As empresas enviam uma declaração para a Receita com os CPFs dos beneficiários e aí o órgão fiscalizador faz o cruzamento com as declarações dos contribuintes. Como você não informou o rendimento, aparece essa pendência.
Como resolver? Olha, o ideal seria solicitar que a empresa retificasse a "DIRF" (declaração dela), excluindo teu CPF e informando o do teu amigo. Será que ela irá aceitar? ... Outra maneira, seria enviar documentos para a Receita tentando comprovar que o rendimento não era teu, e que foi repassado integralmente para o teu amigo. Isso é "complicado" de comprovar, e da Receita "aceitar" ...
Talvez só reste verificar o quanto esses R$ 5.000,00 aumentaram o valor do teu imposto devido, e cobrar do teu amigo a diferença, "assumindo" que o rendimento era teu mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.