Elton Julio Ruffato
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoalrespostas 37
acessos 12.169
Elton Julio Ruffato
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalFabiana Marques
Bronze DIVISÃO 4 , Gerente ContabilidadeMello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeTenho que transmitir a DIPJ de uma entidade IMUNE. Entretanto, a transmissão não foi concluída porque aparece a mensagem de que o CNPJ está obrigado a utilizar o Certificado Digital para entrega de declarações. Pede para que se informe o certificado digital. Neste caso, peço ajuda aos colegas do Fórum: 1) Há uma outra forma de transmitir a declaração do DIPJ - imune - sem ter que obter um certificado digital apenas para isso, pois a entidade não tem recursos financeiros? 2) Será que posso utilizar de outro certificado digital. Por exemplo: de um contador que o tenha? Como já disse, precisarei apenas para transmissão da declaração. Agradeço a quem puder ajudar a solucionar o problema!
Paulo Alberto Rodrigues Ferreira
Ouro DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeVocê pode fazer uma pocuração eletrônica no site da Receita Federal e dar poderes para um contador COM certificado digital transmitir as declarações pra você. Ou pode tirar o seu próprio certificado digital.
Mais dúvidas sobre vinculação de empresas a certificados digitis podem ser tiradas neste site mesmo fazendo uma breve pesquisa.
Att.
Paulo.
Washington Luiz Ramos Cruz
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Oi amigos antes de tirar minhas dúvidas quero parabenizar esse forum.Sendo assim venho informar que minha empresa é pelo lucro presumido ate quando eu tenho que emitir o certificado digital?
Abraços Washington.
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadePaulo, obrigado pela dica! A procuração eletrônica é gratuita, ou tem custo?
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Sº.Melo no saite da Receita Federal em orientações sobre Certificado digital tem as informações para ser emitido o mesmo.
Atenciosamente Washington.
Guido Salles
Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Recursos HumanosBom dia Senhores, uma duvida:
Cada empresa não tem a necessidade de fazer um certificado né, basta passar a Procuração para o contador que tenha o Certificado, é isso né???
Luis Osh
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)É isso mesmo, Guido.
Ou a empresa tem o certificado ou passa uma procuração para quem tem.
www.receita.fazenda.gov.br
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Washington,
Se sua empresa é tributada pelo Lucro Presumido estará obrigada a providenciar a certificação digital antes do dia 08 de Junho (data prazo para entrega do DACON).
Isto porque a entrega do DACON e a da DCTF cujos fatos geradores tenham ocorridos no mês de Abril, ocorrerá no mês de Junho e já será obrigado o uso de certificado digital válido
Confira
...
Mello
Prata DIVISÃO 3 , Assessor(a) ContabilidadeLuis, obrigado pela orientação!
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Caros amigos para emitir o certificado digital tem que pagar?
Abraços Washington.
Tulio Barbalho Freire
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Sim, amigo tem que procurar uma empresa cadastrada pela ICP BRASIL, e fazer a aquisiçao o mais rapido possivel
Tulio Barbalho Freire
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Em relaçao a essa onda de certificado digital, faço a seguinte pergunta aos amigos, temos empresa aqui no escritorio que e obrigada a entregar SPED CONTABIL, e no envio pede o certificado digital, a empresa possui o certificado digital tipo CNPJ A1, quando tentamos enviar o SPED ele não reconhece o certificado, pois nas informaçoes da receita fala que para enviar este o SPED precisa do certificado tipo E-CPF 3, a minha duvida e sera que não tem nenhuma forma de aproveitar este certificado que a empresa ja possui, ou realmente tenho que fazer o titular da empresa fazer um certificado e cpf 3, so para enviar o SPED, ou o contador tendo o certificado pode registrar uma procuraçao eletronica para enviar o SPED?
Lea Medina
Prata DIVISÃO 2 , Encarregado(a) Fiscalpois e gente...to com todos dacom pronto de abril e sem certificado nao vai mesmo tentei ontemm uma...sem moviemnto..tenho 56 p´ra entregar e cade nada de certificadoss o povo aqui responsavel estao ficando piradoss fora cleitne ignorante que nao entende e nao quer fazer..
Mauricio Curtolo
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Tenho uma duvida quanto a Certificado Digital.
Um contador com uma procuração eletrônica de uma empresa consegue transmitir uma NFE pelo "Emissor gratuito de Nota Fiscal Eletrônica" ?
Pois temos um caso de um cliente que emite uma nota mensal e no caso dele seria "inviável" adquirir uma leitora e um cartão apenas pra emitir uma nota fiscal no mês
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa tarde Tulio,
Quem assina o Livro Diário escriturado contabilmente para que seja registrado na Junta Comercial é o Contador e o Representante da empresa, embora outras pessoas possam assinar junto.
No sistema de Escrituração Contábil Digital (Sped Contábil), a situação e obrigação são as mesmas; o contador e a pessoa responsábel pela empresa perante a Receita Federal devem assinar o Livro Diario digitalmente
Para isto precisam ter o e-CPF de segurança máxima (A3).
...
João Neto
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa noite a todos
Amigos poderiam me tirar uma duvida uma empresa lucro presumido que já tem um certificado digital da NFe (A1) esse certificado serve para transmitir a DACON E DCTF.
Bt Fernandes
Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)Amigos,
Depois que realizei o procedimento de certificação, baixei o certificado na máquina....minhasdúvida: Só poderei transmitir as declaração pela máquina em que baixei o certificado?
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Bt
Exatamente!
Nenhum outro computador reconhecerá o Certificado Digital se lá não for instalado o aplicativo.
Se estivermos falando de "token" você pode instalar o software em várias máquinas. Assim cada uma delas reconhecerá o aplicativo constante do token.
...
Bt Fernandes
Iniciante DIVISÃO 4 , Consultor(a)Obrigado Saulo,
Agora, se eu realizar o mesmo procedimento nas outras máquinas???
Marcos Flores
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Podem me dar uma informação?
Depois de assinada e reconhecida firma das procuraçãoes, quanto tempo está demorando em media para se poder entregar as declarações com o nosso certificado?
Fizemos algumas há uns meses atras, ai fui entregar as declarações com o certificado ontem ,e não consegui!
abraços
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Oi amigos o certificado digital é obrigatorio para as pessoas fisícas.
Abraços.
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Marcos,
A "demora" para validação das Procurações pela Receita Federal, depende da Secretaria onde está sendo entregue. Aqui no sul (Secretaria da Receita Federal da 9ª Região Fiscal) não demora mais do que vinte e quatro horas.
Entretanto a despeito de já ter lido que em algumas Secretarias está demorando até quinze dias, não se tem noticias que possa demorar meses.
Vá até a Secretaria onde entregou suas Procurações e verifique o que ocorre, provavelmente estão com pendências. O ideal é sempre que entregarmos alguma Procuração, acompanharmos a validação via consulta pela internet.
...
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBom dia Washington,
Se tais pessoas fisicas pretendem acessar o CAC para entregar declarações e ou verificar pendências de pessoas juridicas das quais seja procuradora (tenha procuração eletrônica outorgada) irá precisar (sim) da certificação digital e-CPF.
Se forem responsáveis por empresas e pretendam entregar declarações e ou verificar pendências das pessoas juridicas das quais seja a responsável, e não queira outorgar procuração à ninguém, também deverá ter seu próprio Certificado Digital e-CPF
Se não se enquadrarem em nenhum dos dois casos, mas pretendam consultar periodicamente sua situação fiscal, podem obter o e-CPF ou simplesmente criar um Código de Acesso para tanto.
...
Silas da Costa
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa tarde
Tenho uma duvida, as empresas fizeram a procuração eletrônica para meu e-CPF, qdo consulto todas elas aparecem no meu e-CPF, mas como faço para entrar no ambiente ou no certificado de cada empresa??
Obrigado
Nota da Moderação:
Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada e também por ter pedido de ajuda por e-mail.
Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
Ao usuário Silas da Costa: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.
Elisabete Vitoriano Machado
Ouro DIVISÃO 2 , Não InformadoBoa tarde Silas,
Primeiro voce acessa o eCAC com seu certificado, acione o icone alterar perfil, digite o CNPJ do seu outorgante e voce verá que aparecera o Nome da Empresa e como usuario o seu nome.
Obs. todos os serviços disponiveis voce estará executando para aquele CNPJ.
Espero que te ajude!
Maira Fernanda
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa noite!
Ainda tenho duvidas qual a diferença entre o e e-CPF e e-CNPJ? no caso do contador enviar as declaracoes e ter as procuracoes eletronicas e indiferente um ou outro?
Existe alguma unidade (Serasa/Correios) que alguem indique ser a mais rapida para agilizar o processo da compra do certificado (pois sei que no Serasa precisa ser pago para depois agendar um horario que depende da disponibilidade deles)?
obrigada
Saulo Heusi
Usuário VIP , Não InformadoBoa noite Maira,
e-CPF
É a Certificação Digital da Pessoa Fisica (Contabilista)
e-CNPJ
É a Certificação Digital da Pessoa Juririca (Escritório Contábil)
A pessoa fisica responsável pela empresa (sócio gerente) deve assinar Procuração Eletrônica outorgando poderes ao Contador ou ao Escritório Contábil, para que cumpra as obrigações acessórias da empresa (cliente).
Se a Procuração for outorgada ao Contabdor, este deve possuir e-CPF para poder entregar as desclarações. Se outorgada ao Escritório Contábil, este deve possuir o e-CNPJ.
...
Maira Fernanda
Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)Boa noite, Saulo.
Então fica a critério de cada um tirar o certificado em nome do contabilista ou escritório (mas o resultado é o mesmo), ok?
obrigada pela atenção.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade