Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 10.381

DCTFWeb - Função "Abater Dcomp"

Eliana Siqueira

Eliana Siqueira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 4 dezembro 2021 | 17:40

Caros colegas, me deparei com a seguinte situação:

1º - Eu terceirizo o envio do eSocial para um colega contador. Na competência de Outubro 2021 transmiti o eSocial e a DCTFWeb de todas as empresas da qual ele é responsável. Encaminhei todos os DARFs para pagamento. Meu colega não se atentou quanto aos DARFs e enviou para os clientes a GPS emitida pela sefip (Realizada por ele).

2º Apenas quando iniciei a transmissão da competência 11/2021 notei que todos os DARFs de todos os clientes estavam em aberto no eCAC. 

3º Para correção, realizei a transmissão de uma Per/Dcomp Web com o tipo "Contribuição previdenciária indevida ou a maior"

4º Após, acessei o eCAC, no campo Transmitir ou assinar DCTFWeb e marquei a opção "Abater Dcomp", onde foi possível emitir o DARF com o valor da diferença.


Eis a minha dúvida:

Ao acessar novamente o portal, o valor do débito volta ao valor original como se eu não tivesse "abatido a Dcomp"

Identifiquei no manual de orientação da DCTFWeb que "
Abater DComp não grava os créditos na DCTFWeb, por não retificar a declaração. Dessa forma, ao sair e acessar de novo a DCTFWeb, o saldo a pagar volta ao valor que estava na declaração no momento de sua entrega."

Nesse caso, como fica? O saldo permanecerá totalmente em aberto? Como ficará essa situação futuramente?
Seria melhor realizar a retificação da DCTFWeb? Se assim o fizesse, esse saldo seria abatido?

Eliana Siqueira
    Contadora

... e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
                                                                                    João 8:32
Adelita

Adelita

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 6 dezembro 2021 | 09:48

Caro colega , também tive situação parecida, mas no meu caso eram créditos da própria EFD Reinf (declarações anteriores a DCTF WEB).

Ai lhe digo que precisei retificar para vincular os créditos, acontecia da mesma maneira que relatou, abatia e o valor voltava a aparecer,  isso que o Manual diz que quando for crédito da Reinf não precisaria fazer esse abatimento, seria automático bastava fazer o perd/comp.

www.contabeis.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.