x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 30

acessos 14.359

IRPF 2022 - Importação da Declaração Pré-Preenchida com Procuração Eletrônica no CNPJ do Escritório

Uelton Amorim Araujo

Uelton Amorim Araujo

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 8 março 2022 | 20:30

Olá!
Apesar da declaração pré-preenchida ainda não disponibilizada no e-CAC, já é possível simular a importação dela.
No meu caso, acesso como procurador do meu cliente através da procuração eletrônica vinculada ao CNPJ do Escritório.
Ocorre que, mesmo escolhendo o certificado do Escritório na importação da pré-preenchida  no programa do IRPF 2022, o portal GOV.BR está abrindo vinculado ao meu CPF e mandando essa informação para o programa do IRPF.
Conclusão, o programa IRPF 2022 me coloca como usuário (CPF) quando deveria ser o CNPJ e informa que o usuário não possui procuração válida para baixar a pré-preenchida.
Mais alguém com esse problema?
 Alguma solução já encontrada?

Kalléu Moreira

Kalléu Moreira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 2 anos Quarta-Feira | 9 março 2022 | 16:58

Olá Uelton,

Estou com o mesmo problema.

Pelo que entendi será necessário o cliente (declarante) conceder procuração para o CPF do responsável legal do escritório contábil junto a RFB.

Muito complicado...

Espero que algum colega da área tenha uma solução mais viável para esse problema apresentado, ou que a RFB se manifeste neste sentido.

Meire Aparecida da silva

Meire Aparecida da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 2 anos Quarta-Feira | 9 março 2022 | 17:22

Boa Tarde!
Para fazer a pré preenchida seu cliente terá que alterar o nível de segurança para prata ou ouro, só assim que vocês vão conseguir.

Para mais informações assistam a live do CFC diálogos contábeis - imposto de renda da pessoa física - realizada ontem esta gravada no you tube.

atenciosamente

Kalléu Moreira

Kalléu Moreira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Fiscal
há 2 anos Quinta-Feira | 10 março 2022 | 10:58

Olá Meire,

Obrigado pela resposta.

Essa regra se aplica ao contribuinte que vai utilizar a própria conta do GOV. BR para importar a pré-preenchida. Minha dúvida é como importar a pré-preenchida como procurador (opção declaração por procuração), se vai ser necessário o cliente (declarante) conceder procuração para o CPF do responsável legal do escritório contábil ...

LEONARDO DE FRANCA FURTADO

Leonardo de Franca Furtado

Prata DIVISÃO 1, Sócio(a) Proprietário
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 13:55

Boa tarde Pessoal, tudo bem?

Mesmo problema, quando vamos acessar com a procuração da empresa para o CPF ele faz o login com o CPF do responsável pela empresa e esse não tem procuração.

Alguem conseguiu alguma solução? Tenho mais de 200 dec na fila e aguardando isso, liberou hj mas esse problema da procuração ainda não.

LEONARDO FURTADO
[email protected]
Legal S/A - Legalizações
Marcelo Fabris

Marcelo Fabris

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 14 março 2022 | 23:35

Boa noite pessoal...
Mesmo problema citado anteriormente... as procurações estão no CNPJ do escritório e o programa do IRPF 2022 autentica no CPF do responsável... com isso não importa as declarações...

Mensagem: O usuario autenticado nao possui procuração valida para baixar a declaração pre-preenchida para o cpf informado...


MARGARETH CONRADO FERNANDES SILVA

Margareth Conrado Fernandes Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 09:15

Bom dia, prezados!

O meu problema é um pouco parecido, no meu caso eu baixei a minha declaração pré-preenchida, porem quando tento baixar a declaração pré-preenchida dos clientes que possui certificado digital, o sistema não permite, so me da opção de baixar novamente a minha declaração.

Alguém sabe como resolver esse problema? Será que é possível baixar apenas uma declaração por computador?

Rafael Onuki

Rafael Onuki

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 09:16

Estou com o mesmo problema.

Engraçado é que com o certificado da empresa conseguimos importar a declaração do responsável no programa do IR e acessando o ECAC não é permitido o acesso para visualização das informações importadas "no meu imposto de renda" do titular.

enviei msg para receita, vamos aguardar .

Marcelo Fabris

Marcelo Fabris

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 09:33

Bom dia.... 
Isso mesmo... com certificado da empresa esta permitindo baixar PRE-PREENCHIDA do empresário... Entendo que isso quebra o sigilo fiscal... muito esquisito...

Natasha Ferreira Peres Vieira

Natasha Ferreira Peres Vieira

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 13:30

Então, o que eu percebi é que você faz o login com o CPF do contador no gov.br, e se a procuração da Receita foi feita no CPF, você vai conseguir puxar as informações do cliente depois de logado.
Esse é um erro antigo do GOV.BR que sempre 'transforma' o login do CNPJ em pessoa física.

O que vai ser feito para resolver eu não sei, porque todas as procurações aqui no escritório, como padrão foram feitas no CNPJ.
Quem tiver informação, favor repassar. 
Obrigada

Nemilda Santiago

Nemilda Santiago

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 13:46

É pessoal, de fato foi uma baita frustração se deparar com esse problema, diante de algo que poderia facilitar a vida de todo mundo. Eu enviei uma mensagem para o fale conosco da receita, talvez se muitas pessoas enviarem uma solicitação de atualização no programa que possibilite essa importação, eles tomem alguma atitude. Segue o link para quem se interessar, escolher a opcao "sugestão":
https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/RegistrarManifestacao.aspx

mayron cesar

Mayron Cesar

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 15:11

Prezados,

Também estou com o mesmo problema, tenho mais de 500 procurações vinculadas ao CNPJ, já estou com IR atrasado pois estava aguardando a liberação das pré preenchidas, a receita tem que liberar uma solução o mais rápido possível, nesse momento e inviável fazer procuração para PF.

sergio lopes leao

Sergio Lopes Leao

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 15 março 2022 | 15:46

O problema entendo ser mais grave! Não consigo baixar declaração pré-preenchida nem como procurador cnpj ou cpf, fiz teste nas duas forma, as duas ocorre o mesmo erro. Conclusão como procurador não consigo baixar de forma alguma!

Eder Ricci

Eder Ricci

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 16 março 2022 | 09:43

Bom dia Colegas,
O que percebi foi o seguinte, quando você acessa o Programa de IR e vai na opção "Iniciar Declaração Pré-Preenchida", como procurador via certificado E-CNPJ, ele vai acessar a conta GOV.BR, com isto ele acaba trazendo a pessoa física responsável pelo CNPJ do Certificado.
O programa entende que, quem está logado é o CPF, e não o CNPJ com isto não conseguimos importar a declaração porque a procuração do cliente está vinculado a empresa.
Vai perceber no programa de IR que na barra superior do lado direto, vai estar logado com o CPF do responsável pelo certificado E-CNPJ. 
Eu tentei entrar em contato com a Receita pelo CHAT e via e-mail e também pela ouvidoria mas até o momento sem sucesso e sem resposta.
Caso os colegas consigam fazer o mesmo, entrar em contato pelos meios de comunicação agradeço.

Uelton Amorim Araujo

Uelton Amorim Araujo

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 16 março 2022 | 12:01

Olá pessoal,

Na falta de resolução do problema, estamos buscando caminhos por aqui.
Um deles é o seguinte:
Logar com o certificado do cliente CNPJ na opção "Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida" , em seguida escolher "Declaração Própria". Após escolher o certificado do cliente CNPJ aparecerá o login do sócio responsável pelo Certificado Digital.
Então, conseguirá baixar a pré-preenchida desse sócio especificamente.
Dos demais sócios, infelizmente não consegue.
Não é a solução, mas poderá minimizar um pouquinho as dificuldades para quem tem o certificado digital da PJ.

Margarete

Margarete

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 17 março 2022 | 17:20

Boa tarde,

Referente ao assunto compartilho a resposta da ouvidoria:

Resposta

Em atenção à sua manifestação, esta Ouvidoria informa que sua mensagem foi encaminhada ao setor responsável pela DIRPF na Receita Federal do Brasil (RFB) para conhecimento e avaliação.
Em retorno, obtivemos o esclarecimento que não é possível usar a procuração de um CNPJ para obter a declaração Pré-Preenchida. De toda forma a solicitação está sendo analisada para futuras atualizações do programa da DIRPF.
Disponha dos serviços desta Ouvidoria, sempre que julgar necessário, para encaminhar sugestões, reclamações, denúncias ou elogios relativos aos serviços prestados pelo Ministério da Economia ou pela Secretaria da Receita Federal.

O que faremos colegas?

mayron cesar

Mayron Cesar

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 23 março 2022 | 07:55

Prezados, bom dia!

Segue e-mail que recebi hoje da receita, a versão saiu mas não corrigiu o problema.

Informamos que não foi prevista a importação da pré-preenchida para procuradores com CNPJ.   

O assunto está em estudo e só deve ser resolvido na versão 1.2 do PGD IRPF.  

Legislação:

INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 1500, DE 29 DE OUTUBRO DE 2014 que dispõe sobre normas gerais de tributação relativas ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas.
http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=57670

Regulamento do Imposto de Renda - DECRETO Nº 9.580, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2018 que regulamenta a tributação, a fiscalização, a arrecadação e a administração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/decreto/D9580.htm

ELIZANDRO

Elizandro

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 28 março 2022 | 16:41

Prezados, 
já que estão falando de declaração pré-preenchida.
quanto a plano de saúde. podem verificar?
o Marido trabalha em uma empresa aonde tem plano de saúde, sendo que sua esposa é dependente no plano de saúde. Porém ao fazer a declaração DIRPF fazem separado, cada um o seu.

até o ano passado ao importar a declaração pré-preenchida da esposa, na ficha pagamento estava vindo de forma preenchida o valor pago a titulo de plano de saúde,  pois a fonte pagadora do marido informava na dirf.

este ano (2022) ao importar a ficha pré-preenchida, não esta trazendo o valor da esposa pago a titulo de plano de saúde.
observo que a Fonte pagadora informou na DIRF as informações da esposa.

alguém mais observou isso? será que a RFB alterou algum procedimento? 

HEVERTON IVO DA SILVA LEMOS

Heverton Ivo da Silva Lemos

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 2 anos Quarta-Feira | 13 abril 2022 | 11:46

Bom dia!

Para quem esta tentando importar com certificado digital da empresa e não esta conseguindo, faça este passo a passo, exatamente nesta ordem que provavelmente dará certo.

1 - Abra o Programa do IRPF 2022;
2 - Clique em nova;
3 - Clique em "Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida";
4 - Clique em "Declaração por Procuração";
5 - Informe o CPF do cliente;
6 - Clique em "OK"
7 - Clique em "SIM"
8 - Faça seu login com certificado digital da empresa;
9 - Pronto, declaração será importada.

IMPORTANTE:
Fazer deste EXATO modelo mencionado acima, não adianta clicar primeiro no gov.br e fazer login com o certificado, dará errada a importação, chegara a informação que o CPF do sócio da empresa não tem procuração, ou seja, ele (Programa) irá ler o CPF e não o CNPJ do Certificado Digital.

Espero te ajudado.

Abraços!

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.