x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 280

Evaldo Borges Holanda

Evaldo Borges Holanda

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 8 abril 2022 | 14:58

Boa tarde, gostaria que alguém dos amigo(a)s me informasse o seguinte: Um MEI empreendedor, pode entrar como dependente em uma declaração de imposto de renda, caso seja ele ou ela como cônjuge. Existe um caso aqui comigo que o marido colocou a esposa(mei) como dependente em seu plano de saúde,e o plano informou o valor pago por ele o ano 2021. Pode haver algum problema se fizer a informação dentro da declaração dele, para efeito de dedução? Grato amigos desde já pela receptividade.  

Tarcis Javaschi Corrêa

Tarcis Javaschi Corrêa

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 2 anos Sábado | 9 abril 2022 | 08:41

Evaldo, nesse caso a declaração do marido vai se beneficiar do bônus do desconto da despesa com o plano de saúde da esposa, mas também deve agregar as receitas dela à declaração dele. De forma prática se tornará uma declaração conjunta.

Bruno de Figueiredo Goncalves

Bruno de Figueiredo Goncalves

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Domingo | 10 abril 2022 | 18:48

Olá boa tarde,Eu declarei os o auxilio emergencial que recebi na mina conta corrente no decorrer de 2020 no meu IRPF 2021, e paguei o imposto correspondente. Adicionalmente, eu realizei o pagamento da devolucao do auxilio que recebi em Maio/21 atraves do DARF gerado pelo programa IRPF 2021.Uma vez que eu fiz a devoucao do valor do auxilio, o imposto que paguei no IRPF 2021 referente ao auxilio deve ser compensado agora no IRPF 2022, correto ?

Como devo lancar esta devolucao do auxilio no programa IRPF 2022 ara que o programa calcule esta compensacao ?Muito obrigado !Bruno

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.