x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 65

acessos 47.512

ERRO VALIDADOR DCTF - A PJ INFORMOU QUE NÃO ALTEROU O REGIME

Bruno Lisboa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 10:44

Estou com problema para entregar a DCTF 02/2022, de todas as empresas, o erro apresentado é "ERRO VALIDADOR DCTF - A PJ INFORMOU QUE NÃO ALTEROU O REGIME SEGUNDO O QUAL AS VARIAÇÕES MONETÁRIAS CAMBIAIS SERÃO CONSIDERADAS EM SEU RESULTADO E NÃO EXISTE DCTF ATIVA REFERENTE PA ANTERIOR DO MESMO ANO-CALENDARIO NA QUAL TENHA SIDO INFORMADO QUAL O REGIME ADOTADO (CAIXA OU COMPETENCIA)" sendo que, foram entregues todas as DCTF 01/2022, segundo o regime de caixa, e a DCTF 02/2022, estou enviando "Sem alteração no regime".

Alguém sabe como resolver?

Camila Barbosa

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 12:19

Boa tarde!

Tambem estou com o mesmo problema, no mes de janeiro foi informado o regime de competencia e agora na declaração de fevereiro esta falando que nao tem declaração entregue anteriormente com o regime.

Beatriz Cezar

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 12:27

Boa tarde!

Estou com o mesmo problema, fui tentar enviar a DCTF 02/2022 agora e tive esse mesmo erro. Conferi no eCAC e a DCTF 01/2022 está ativa e com as informações corretas de quando transmiti.

Se conseguirem resolver, postem aqui, por favor. Farei o mesmo!

Jéssica Jordão

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 13:43

Estou com o mesmo problema descrito por vocês, no mês de Janeiro/2022 foi informado o Regime de Competência e na declaração de Fevereiro/2022 esta falando que não tem declaração entregue no PA anterior, mas olhei no e-Cac e consta declaração ativa transmitida.

Gutemberg P Dias Junior

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 13:45

Ola pessoal!

Vejo que todos estão com o mesmo problema que tambem estou enfrentando. Fiz a conferencia na de Jan_22 esta informado  a opção e tambem foi recepcionada pela RFB e consta la no e-cac na relação de DCTF entregues. Deve ser algum bug na Receita mesmo.... bom temos ate dia 25 pra concluir a entrega. Mas alguem tem um caminho onde todos possam registrar reclamação para provocar uma providencia da Receita?

Obrigado!

Gutemberg Junior
Analista Fiscal Tributario Senior
e-mal- gpdjunior@yahoo.com.br

Lorrayne Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 13:48

Boa tarde!
Acredito que seja alguma inconsistência do sistema, pois estou com 3 situações diferentes.

Problema 1:
Eu estava com esse mesmo erro em várias empresas que em 01/2022 foi transmitido como regime de caixa/competência, então eu
transmiti a de 02/2022 com a informação "não se aplica".
Vou aguardar pra ver se esse erro sai para retificar posteriormente para "sem alteração do regime".

Problema 2:
Pois estou tentando transmitir a DCTF 02/2022 de uma empresa que não teve movimento no período, mas que em 01/2022 teve movimento e foi transmitida normalmente e apresenta a mensagem de erro ao transmitir, como se já fosse o segundo mês consecutivo sem débitos, e sendo assim não seria necessária a entrega, mas isso está incorreto, pois é o 1º mês sem débitos o que torna obrigatório transmitir.

Problema 3:
Fiz duas DCFT RETIFICADORAS de 12/2021 e 01/2022 e inseri o nº do recibo da DCTF original que seria retificada, após feita as alterações, gravei para entrega na RFB e ao tentar transmitir, deu a seguinte mensagem: A TRANSMISSÃO NÃO FOI CONCLUIDA (aparece o nome da empresa) e logo abaixo o a mensagem do erro: Declaração apresentada como Retificadora, quando ainda não consta uma DCTF original para este período de apuração.

Robson Souza

Bronze DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 13:56

Lorrayne, boa tarde

Seu problema 2 é exatamente o mesmo que o meu.  Estou desde 10:55 no chat de atendimento do E-CAC como o 2º na fila, sigo aguardando e se conseguir algum posicionamento lá informo todos aqui.

"Problema 2:
Pois estou tentando transmitir a DCTF 02/2022 de uma empresa que não teve movimento no período, mas que em 01/2022 teve movimento e foi transmitida normalmente e apresenta a mensagem de erro ao transmitir, como se já fosse o segundo mês consecutivo sem débitos, e sendo assim não seria necessária a entrega, mas isso está incorreto, pois é o 1º mês sem débitos o que torna obrigatório transmitir."

Lorrayne Costa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 14:04

Robson, boa tarde.
O Chat que está tentando pelo e-cac é no atendimento online >> Regularização de Impostos >> REGULARIZAR DEMAIS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS (DCTF E AUTOS DE INFRAÇÃO)?

Robson Souza

Bronze DIVISÃO 1, Analista Financeiro
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 14:08

Lorrayne,


Isso, no momento diz que sou o próximo na fila de atendimento... Vamos ver se consigo alguma resposta ou posicionamento


EDIT. Finalmente consegui contato no chat da RFB pelo E-CAC, a informação é de que há uma instabilidade no sistema ocasionando esse erro. Já existe uma equipe trabalhando para a normalização e a orientação atual é para que seja feita nova tentativa amanhã. Por enquanto não existe informação sobre alteração no prazo de entrega da DCTF FEV/2022. 

Thaís Hack Sampaio

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 10 semanas Terça-Feira | 19 abril 2022 | 17:17

Boa tarde pessoal!
Estou enfrentando o mesmo problema, de início verifiquei no portal ecac, eliminando as chances de ter cometido um erro, mas realmente é um problema geral.
Encaminhei um e-mail para a RFB, aguardando retorno.

Katiane Almeida

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 semanas Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 08:47

olha o que o atendente da receita falou: Só mais um instante. Ninguém reportou este erro. Verifica se está preenchendo corretamente. Poderá excluir e baixar novamente o programa
DEPOIS DE QUESTIONAR QUE NÃO SOU A ÚNICA ELE RESPONDEU :
Olha . Localizei. Realmente está ocorrendo uma atualização

Ontem fora informado que houve solução. No entanto, já coloquei aqui a sua situação. A orientação é que o contribuinte continue fazendo a tentativa de entrega

Patricia Souza

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 9 semanas Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 09:13

Bom Dia Pessoal...

Aqui também esta dando o mesmo erro, tentei em empresas diferentes mas sem sucesso... Tentei acessar o CHAT no ecac porém informa que o limite máximo de atendimento para o serviço já foi atingido.  (Regularização de Impostos >> REGULARIZAR DEMAIS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS (DCTF E AUTOS DE INFRAÇÃO))
O pior que eles sabem do erro, não arrumam, tem feriado no meio do caminho, e não postergam o prazo. Sem comentários em...

Katiane Almeida

Bronze DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 semanas Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 09:29

orientação da receita
Então. Isso ainda não está refletindo para o usuário. Estou buscando novas respostas. Só mais um instanteOlha a Receita está ciente e está trabalhando para sanar o problemaA orientação é continuar tentando

Gutemberg P Dias Junior

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 9 semanas Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 09:29

Parece que os atendentes estão sem rumo.... e jogam pra o contribuinte ficar tentando como se a responsabilidade so fosse nossa.
Também estou tentando entrar no Chat    (Regularização de Impostos >> REGULARIZAR DEMAIS DÉBITOS TRIBUTÁRIOS (DCTF E AUTOS DE INFRAÇÃO) e diz que o limite máximo de atendimento para o serviço já foi atingido. Como o prazo final é dia 25 eles devem segurar ate mais proximo e soltar um comunicado meia noite de domingo rs..rs... eles são otimos em fazer isso.... 

Gutemberg Junior
Analista Fiscal Tributario Senior
e-mal- gpdjunior@yahoo.com.br

Denise da Silva Santos

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 9 semanas Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 09:45

bom dia, Por aqui o mesmo erro.  E com o feriado tudo fica mais difícil. Continuar tentando sem ter sofrido atualização no Programa é perda de tempo. Esse ano o site da RFB está tendo problemas em quase todos os programas, visto do IRPF que saiu com atraso. Aguardar e esperar que eles prorroguem a data de entrega para pelo menos dia 29/04/2022.

Suelem Silveira Siqueira Marchiori

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 semanas Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 09:48

[ATENDENTE]09:43:54 : Estamos com problemas técnicos no sistema para recepcionar as DCTFs. O SERPRO já está ciente da situação, e estão trabalhando para que seja resolvida o quanto antes.
No momento, resta somente aguardar, e fazer novas tentativas de envio nos próximos dias.
[CONTRIBUINTE]09:44:26 : O vencimento é segunda feira 25/04
[CONTRIBUINTE]09:44:34 : como proceder no caso de não conseguir entregar?
[ATENDENTE]09:45:54 : Se antes desse prazo o erro não for solucionado copie a tela do erro e poderá juntar ao processo da impugnação futuramente para provar a indisponibilidade do erro do sistema.

Juliana

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 9 semanas Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 09:56

Bom dia Pessoal.

Hoje já fiz novas tentativas de envio da DCTF e ainda permanece o mesmo erro.
Fiz a entrega da DCTF como (Não se aplica) e depois farei uma retificação. para (sem alteração do regime).

Bruna

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 semanas Quarta-Feira | 20 abril 2022 | 10:01

Bom dia
tentei contato com o chat porém sem sucesso, estou entregando minhas declarações como não se aplica.
consultei hoje pelo ECAC e a mesma se encontra como ativa, acredito que dessa forma é melhor fazer o envio e depois a retificação.

Página 1 de 3
1 2 3
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.