Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 95

Declaracao Imposto Renda

Sandra Regina Jurek Ribeiro

Sandra Regina Jurek Ribeiro

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 3 anos Terça-Feira | 3 maio 2022 | 09:47

Bom dia,
Um Senhor já aposentado mas que continuava trabalhando, fez sua rescisão no final de 2021 e recebeu o valor do seu FGTS num total de 400 mil, onde no mesmo mes (Dezembro) transferiu para outra pessoa esse valor por conta de uma aquisicção de imóvel. A escitura só aconteceu no começo de 2022 e foi feita em nome de sua filha. Agora estou sem saber como fazer essa transação na declaração do imposto de renda desse senhor e tambem para o proximo ano da sua filha. Acredito que tenho que informar o recebimento desse valor de FGTS na sua declaração ainda de 2021 e tambem a saída como adiantamento de pagamento de imóvel, mas estou com dúvida sobre esse lancamento.Se alguem puder me ajudar agradeço.  

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 3 maio 2022 | 10:24

Se já existem documentos, na aquisição do imóvel em 2021, que ele seria em nome da filha, há a doação do valor, que deverá ser lançada como tal. Lembrando que há incidência do imposto Estadual sobre doações, conforme legislação do Estado.
O FGTS é rendimento isento e não tributável.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade