x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 796

Falta de retenção de IRRF sobre pro labore

karina martinez

Karina Martinez

Bronze DIVISÃO 2, Controller
há 1 ano Sábado | 14 maio 2022 | 00:20

Boa tarde.

Uma sócio de uma empresa fez retirada mensal de pro labore de R$ 3.700,00 reais, porém não foi feita a retenção do IRRF sobre este valor e óbviamente sem a retenção também não houve o pagamento desse tributo. Com isso a Dirf (empresa) também não foi declarada.

O sócio declarou no seu IRPF esses valores de pro labore, informando sem imposto de renda retido já que não houve a retenção.

As minhas dúvidas são:

Há alguma penalidade para isso?

O sócio vai pagar esse imposto de renda deste pro labore quando ele fizer a declaração do IRPF?

A empresa na qual o só cio é proprietário precisa enviar a Dirf? Se sim, faz esse envio informando somente os valores pagos a titulo de pro labore  mas sem informar a retenção, já que a mesma não foi retida e consequentemente não paga.

Qual a solução?

Antecipadamente agradeço.

IVAN RZATKI

Ivan Rzatki

Prata DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 1 ano Sexta-Feira | 20 maio 2022 | 13:25

Karina, 
a solução seria pagar o IR com juros e multa e declarar corretamente nas obrigações acessórias. Fora isso, pra não ser pego pela receita federal, seria melhor não declarar na DIRF e pedir que o contribuinte não declare no DIRPF dele.  Mas isso pode causar outros problemas, talvez o socio fique sem respaldo na DIRPF para acrescimo do patrimonio. Isso é complicado.

Auditor Contábil e Fiscal
Professor EAD em Legislação Previdenciária e Trabalhista
http://ivanrzatki.com.br
https://www.youtube.com/c/professorivanrzatki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.