x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 203

Atualização do Valor de Participação Societária IRPF

Rodolfo Antunes Silva

Rodolfo Antunes Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 13 julho 2022 | 16:39

Como realizar atualização anual no IRPF, na Ficha de Bens e Direitos, do valor de Participação Societária (Optante pelo Simples) ou seja, somar ao valor do capital  social inicial, as aquisições de equipamentos, estoque de matérias primas, insumos, etc resultando no valor real tangível da empresa ajustado anualmente de  acordo com crescimento pelo reinvestimento do do lucro???
Este procedimento seria semelhante a um Imóvel que obtem melhorias após a aquisição sendo atualizado anualmente no IRPF de acordo com comprovação de  despesas???
Como seria a(s) forma(s) legal desta(s) atualização(s), como seria o preenchimento da ficha de bens e direitos, e como realizar o lançamento de contrapartida?
Em havendo crescimento da empresa pelo reinvestimento do lucro, é obrigatória a atualização do capital social tb na receita federal para ficar igual ao valor no IRPF do sócio?
Para que numa eventual alienação da empresa seja apurado o devido ganho de capital “lucro” correto IRPF se houver.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quinta-Feira | 14 julho 2022 | 17:41

O valor do capital social é informado na ficha de bens e direitos pelo custo de aquisição. Não são possíveis atualizações, salvo, quando há aumento do capital social, por exemplo com o saldo dos lucros acumulados.
Veja que os resultados positivos da empresa, serão refletidos na DIRPF do sócio, através dos lucros recebidos, utilizados para a aquisição de outros bens e direitos pelo mesmo ou do aumento do capital social como mencionado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.