x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 231

Ausência de declaração de IR - ( estava bem ruim, e ficou pior... )

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Financeiro
há 2 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2022 | 16:09

Uma pessoa que possuía um patrimônio estimado em  4 milhões, entre veículos, caminhões,  e imóveis, NUNCA  declarou imposto imposto de renda,  porem faleceu no inicio do ano 2022,  e agora com a montagem do inventario necessita-se que os bens estivessem na declaração para fins de partilha. Sei que é possível apresentar mesmo em atraso e de forma espontânea os 5 últimos anos de declaração, mas a duvida é a seguinte:
- Ao apresentar a primeira declaração, nesse caso o exercício 2018, ja com um patrimônio inicial superior a 3 milhões, isso vai, ou poderá acarretar alguma multa ou inflação por parte da Receita ????  e a origem disso ?????
Logicamente não existe nada de  ilícito,  porque isso foi acumulando ao longo de anos e anos, fruto  prestação de serviços com maquinas, colheitas, etc. etc, tudo de forma autônoma....

marcelo

Marcelo

Bronze DIVISÃO 4 , Suporte Técnico
há 2 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2022 | 16:29

se preencher o campo  dos valores do ano anterior e atual nao deve gerar problema, no caso do bem ser anterior a 2018 
o sistema deve transmitir normalmente e vai o cobrar a muita pelo atraso com o imposto devido

Luciane Boguchevski

Luciane Boguchevski

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 2 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2022 | 16:48

Boa tarde Rubens
Confusa essa situação, não seria melhor somente entregar a desse exercício em situação de espólio descrevendo os bens (o que vale de cada um é data de aquisição conforme a escritura ou compromisso de compra e venda ou transferência, não a data de lançamento no IRPF). Pois não se engane que será aceita as declarações desses 5 anos sem o preenchimento de rendimentos e demais movimentos pertinentes a cada exercício (vai ficar com pendências). Provar origem e pagar imposto pelos bens nunca vi em 20 anos de contabilidade.  Porem ganho de capital pela venda de algum desses bens talvez. 

RUBENS DOMINGOS FERRANTI

Rubens Domingos Ferranti

Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Financeiro
há 2 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2022 | 11:08

Então Marcelo......eu também acho isso, acho que vou documentar uma remota possibilidade, e fazer i assim mesmo... valeu, o0brigado....

Luciane, eu tambem tinha pensado na possibilidade de fazer só a ultima.... mas como os bens são valores bem altos, e eu teria que informar eles também na coluna do ano  anterior,  acho que isso causaria obrigatoriedade de declaração também naquele ano... ou será que não   ??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade