Marcelo Oliveira
Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a)Olá pessoal,
Eu trabalho fora e fico mais de 180 dias fora do país. Por tudo que já estudei, entendi que posso solicitar a saída definitiva do país.
O problema é que recentemente eu construí uma casa com financiamento da caixa. A casa já está pronta e eu estou pagando o financiamento. Conforme diversas explicações sobre como gerir o patrimonio de uma construção no IRPF, eu estou seguindo ano a ano o aumento do valor do imóvel conforme eu vou pagando o financiamento.
Entretanto se eu fizer a declaração de saída definitiva do país, como fica essa questão do valor do imóvel aumentando a cada ano conforme eu vou pagando o financiamento? Deixo parado e quando voltar eu atualizo?
Outra dúvida que tenho é o fato de que durante o ano eu faço diversas visitas ao Brasil (menos de 180 dias). Obviamente eu pretendo manter conta no Brasil (informando devidamente o banco). Durante essas visitas eu vou gastar com cartão de crédito, sem falar nos gastos com a casa que são contínuos (como condomínio, por exemplo). Ao ver essas movimentações, corre algum risco da receita entender erroneamente que eu esteja morando no Brasil?
Tenho uma dependente que continuará morando no Brasil. Como fica a situação dela?