x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 44

Emissão de NF de consulta médica e exames

Patricia

Patricia

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Financeiro
há 40 semanas Quinta-Feira | 23 fevereiro 2023 | 00:13

Passei por uma consulta médica, e o consultório emitiu uma nota fiscal no valor de 87,00 e outra de 1.223,00 referente a consulta médica e exames realizados. Entretanto, informaram que não seria necessário efetuar o pagamento, pois seria solicitado o reembolso para o convênio médico. Ao solicitar o reembolso, o próprio consultório informou que provavelmente, o convênio reembolsaria apenas parte do valor da nota e não 100% mas que estava “tudo bem”. 

A nota foi emitida em meu nome, com valores que eu não vou efetuar o pagamento direto, e que provavelmente, apenas parte do valor será reembolsada pelo convênio médico. Dúvidas:

1 - esse processo está correto?
2 - me preocupo com a declaração de IRPF no próximo ano. Devo declarar? Se sim, devo declarar mesmo sem ter efetuado o pagamento?

RENATA BDM

Renata Bdm

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 40 semanas Sexta-Feira | 24 fevereiro 2023 | 15:40

não entendi muito bem mas vamos lá , a nota de consulta que eu saiba vc paga integral para o médico/clínica e depois solicitada o reembolso , o que dependendo do convênio vc pode não reembolsar o valor todo. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.