FÓRUM CONTÁBEIS
TRIBUTOS FEDERAIS
Ana Cristina
Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Recursos Humanos
há 2 anos Segunda-Feira | 17 abril 2023 | 13:13
Boa tarde!
Tenho uma dúvida a respeito da declaração IRPF, tenho um cliente pessoa física, que é morador e trabalhador urbano, porém possui umas cabeças de gado. Esse gado fica na fazenda do pai, apenas esse gado é registrado em seu nome. Qual a forma correta de lançar o gado na declaração?
Outra dúvida, esse mesmo cliente é servidor público comissionado contratado, lancei como natureza da ocupação como servidor público municipal no qual se enquadra. Vocês acreditam ser essa a natureza correta?
Jose Carlos
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 2 anos Segunda-Feira | 17 abril 2023 | 16:24
Para incluir o gado na declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), é necessário informar o valor dos bens e direitos na ficha de "Bens e Direitos". No caso do gado, é preciso informar o valor de aquisição dos animais e o número de cabeças, além de especificar o tipo de animal (bovino, suíno, etc.) e a localização (fazenda do pai).
No campo "Discriminação", é importante detalhar as informações do gado e informar que ele está registrado em nome do seu cliente. Se o gado foi adquirido em um ano anterior, o valor deve ser atualizado pelo valor de mercado na data da declaração.
Quanto à natureza da ocupação do seu cliente, se ele é um servidor público comissionado contratado pelo município, a natureza da ocupação correta seria "Servidor Público Municipal". É importante informar corretamente a natureza da ocupação do contribuinte, pois isso pode afetar a forma como a declaração é preenchida e como os rendimentos são tributados.
Ana Cristina
Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 18 abril 2023 | 09:13
Bom dia!
Muito obrigada pelo esclarecimento, José! Me ajudou muito.