x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 427

DECLARAÇÃO DE IRPF2023

MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Agente Turismo
há 3 anos Sábado | 27 maio 2023 | 20:30

Olá!
Estou numa dúvida, eu trabalhei numa agencia de viagem por algum tempo como autônoma, recebendo comissão por vendas. Depois de alguns meses trabalhando o proprietário, não tendo como fazer o pagamento das comissões acabou fazendo uma proposta, chamando para ser sócia dele, sendo que o valor que ele me devia ficou para entrada da compra das cotas e aí, mensalmente eu pagava um valor até quitar e meu nome entrar no contrato social. Ocorre que, na época, procurei me informar com a contabilidade se eu teria que fazer declaração e, me disseram que, não era necessário, a menos que eu tivesse ganhos que atingisse o valor de obrigatoriedade, o que não era o caso, assim, não fiz nenhuma declaração até então. A data da compra foi lá em 2019. Ocorre que, no ano passado 2022, resolvi vender minhas cotas para outra pessoa aí, como tenho aplicações, penso que preciso declarar, porém a minha dúvida é que, senão declarei a compra posso declarar a venda para justificar o valor que entrou em minha conta bancária? Se eu tiver que declarar os anos anteriores aí é complicado ter que pagar multa.
Tenho outra dúvida: Meu pai idoso de 81 anos mora comigo e recebe aposentadoria que é de 1,5 salário minimo e como eu q administro, tenho transferido para minha conta para estar pagando contas e compras. Neste caso eu teria que colocar ele como meu dependente ou seria ao contrário, pois desde que vendi as minhas cotas eu trabalho por conta, como autônoma, sem registro nenhum e nem tenho MEI.

Alguém com experiência pode me ajudar, por favor? Desde já agradeço!

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 3 anos Domingo | 28 maio 2023 | 22:17

Marcia, boa noite.

1 - Ainda que estivesse isenta de declarar imposto de renda, na venda das cotas, apurando ganho de capital, deverá fazer declaração referente ao ano em que ocorreu a venda.

2 - Seu pai poderá ser seu dependente. Caso isso ocorra,  deverá incluir os rendimentos, bens e dívidas dele em sua declaração.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
MARCIA MARIA DOS SANTOS

Marcia Maria dos Santos

Bronze DIVISÃO 5 , Agente Turismo
há 3 anos Terça-Feira | 30 maio 2023 | 12:08

Olá Hugo! Primeiramente agradeço por responder..
Mas posso declarar a venda sem ter declarado a compra (conforme escrevi anteriormente a forma como ocorreu)?
Outra coisa que deixei de mencionar, a empresa tinha várias dívidas e empréstimos, assim, considerando isso não teve lucro. Teria como estar mencionando toda esta questão na declaração?  Desde ja agradeço mais uma veze aguardo retorno!

MARCIA MARIA
TÉC. CONTÁBIL
Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies