x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 206

IRPJ/CSLL Estimativa Mensal

Fabiana de Jesus

Fabiana de Jesus

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 46 semanas Domingo | 30 julho 2023 | 20:18

Boa noite pessoal. Alguém poderia me ajudar? No mês de janeiro fizemos a apuração dos impostos de uma empresa por estimativa mensal. Só que esse mês, julho, constatamos que uma despesa que constava na empresa estava escriturada errada e o lucro da empresa naquele mês seria maior. Minha dúvida é, por se tratar de estimativa mensal, balancete de suspensão ou redução, posso simplesmente seguir com as apurações, visto que esse valor será de qualquer forma imbutido nas próximas apurações,  ou tenho que reapurar o mês de janeiro gerando uma guia complementar dos impostos acrescidos de juros e multa? Caso tenha que gerar o complemento todos os meses subsequentes também estariam errados, pois consideraram o primeiro valor apurado na suspensão ou redução. É a primeira vez no nosso escritório que trabalhamos com real estimativa e não identificamos legislação que esclareça essas alterações na apuração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.