Gabriel
Iniciante DIVISÃO 4 , EconomistaOlá, vi alguns posts anteriores sobre o tópico, mas como não há consenso resolvi perguntar sobre meu caso especificamente.
Moro no Europa, e recebo salário aqui (carteira assinada - pagando 33% de imposto de renda). O país tem acordo de dupla tributação com o Brasil, e prefiro manter minha dupla residência fiscal.
Dado isto, muitos me recomendaram a declarar os salários aqui recebidos no IRPF brasileiro para me manter regularizado, ainda que eu não transfira esse dinheiro para o Brasil. Eu então lançaria no carnê leão: salário, imposto pago (para abatimento de crédito de imposto), e o INSS que pretendo continuar pagando como facultativo.
Porém só fui me instruir sobre tudo isso neste ano, e já trabalho com carteira (pagando impostos) desde Maio/23. Por isso, gostaria de saber: seria recomendado pagar os carnês leão mesmo atrasados ? ou lançar tudo no IRPF ?
Sei que podem haver multas, mas não sei o quão altas poderiam ser, considerando que meu carnê leão teoricamente não tem impostos a pagar (33% aqui vs 27,5% BR).
Neste caso, aumentam as chances de que eu caia na malha fina ?
Pergunto, pois sei que neste caso eu poderia ser intimado a apresentar provas como holerites com tradução juramentada, precisaria de uma pessoa para me representar com procuração enfim....
Agradeço muito desde já.