x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 558

Acordo de Dupla Tributação

Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 4 , Economista
há 1 ano Domingo | 10 março 2024 | 19:58

Olá a todos, 

O Acordo sobre Dupla Tributação entre Hungria e Brasil menciona:

"Convenção destinada a evitar a dupla tributação e prevenir a evasão fiscal em matéria de impostos sobre a renda; "Impostos visados (...)
b) no caso da República Popular da Hungria:
i) os impostos sobre a renda;
(...)
iv) a contribuição para o desenvolvimento comunal da população cobrada com base nos impostos sobre a renda;
v) a contribuição da cidade e da comunidade;
(...)

Trabalho na Hungria e meu holerite tem 2 deduções (cobradas portanto sobre minha renda). Em tradução literal:
- "tax advance" (equivalente ao IRPF brasileiro retido na fonte - fixo em 15%) e,
- "social security contribution" (contribuição a seguridade social de 18,5%)

Ao lançar no carnê leão os impostos pagos no exterior (e visados pelo Acordo) devo considerar apenas o tax advance de 15% ? Ou toda a contribuição de 33,5% ? (Considerando os pontos iv e v)

Agradeço muito desde já !

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 ano Domingo | 10 março 2024 | 21:25

Gabriel,
Pelo acordo de não bitributação, compensando no imposto devido no Brasil, apenas o tax advance, respeitados os limites e a proporcionalidade.

Gabriel

Gabriel

Iniciante DIVISÃO 4 , Economista
há 1 ano Segunda-Feira | 11 março 2024 | 10:40

Oi João, 

Muito obrigado pela resposta ! 

Só pela dúvida, dada a descrição, o social security contribution não poderia ser considerado visado por esses pontos iv e v ?

Obrigado novamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade