Betina Machado
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista ProgramadorOlá! Esse é meu primeiro ano declarando IRPF e tenho muitas dúvidas. Agradeceria se tivesse alguns esclarecimentos.
Na minha mente leiga, sempre pensei que IRPF seria: soma o rendimento anual, se der o mínimo vai encaixando conforme as faixas, senão não precisa declarar. Exemplo: o limite mínimo anual para tributação é 30k e a pessoa recebia 2k por mês em 2022, então não precisou declarar IRPF em 2023 porque sua renda anual foi 24k. Porém em 2023 recebeu 500 reais de aumento e a soma do ano foi 30k, ao que precisa declarar em 2024 (isso ignorando descontos e detalhes, pensando já no líquido tributável). Então, se essa pessoa se encaixasse na primeira faixa 7.5%, precisaria pagar 2.250 reais de imposto. 30000 x 0.075 = 2.250. Caso a empresa já tivesse deduzido esse valor, aí a pessoa precisaria declarar mas não pagar nada, ou caso a empresa tivesse deduzido errado, por exemplo 2k, a pessoa teria que pagar 250 reais em imposto.
Para minha surpresa fui fazer minha declaração, minha renda anual 2023 foi de R$ 33.239,17, com dedução em folha de somente R$ 721,60, então eu esperava ter que complementar esse valor. Porém, sem ter pago nada em saúde, educação ou algo dedutível ou reembolsável, o app acusa mais de 6k em desconto simplificado e querem me devolver mais de 500 reais dos 700 que a empresa deduziu no ano passado. Não consigo entender de onde viriam esses descontos simplificados nem entendo o motivo da alíquota efetiva ser 0,46% para uma renda que passa o limite mínimo de tributação. Não entendo o pq em uma renda anual de 33k o imposto seria somente R$ 155,96, sendo que a faixa de desconto seria de, no mínimo, 7,5%.
Agradeço se alguém puder me esclarecer um pouco sobre isso ou indicar vídeos que me ajudem. Não quero fazer errado já na primeira vez. Obrigada!