x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 64

Valor de contas bancárias e investimentos em declaração final de espólio.

Rodrigo Rodrigues

Rodrigo Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 3 semanas Quarta-Feira | 22 maio 2024 | 10:54

Bom dia, pessoal...

Estou com uma dúvida sobre uns valores de investimentos e saldos de contas bancárias em uma declaração final de espólio.A questão é que esses valores mudam constantemente e o valor que foi informado na última declaração de IR em 31/12/2022 não bate com o valor levantado na data da elaboração do formal de partilha. E provavelmente quando foram receber o valor, já tenha mudado novamente.Exemplo:No formal de partilha: R$ 534.820,66Na última DIRPF: R$ 318.694,11Qual valor devo informar no campo "Situação na data da partilha" ?

Como essa diferença no valor não se trata de ganho de capital, mas sim de rendimentos com tributação exclusiva, entendo que o correto seria colocar o valor que estava realmente na data da partilha.
Mas sempre vejo orientando a colocar o valor que estava na última declaração de IRPF

Rodrigo Rodrigues.

"Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que,
quanto mais duro eu trabalho, mais sorte tenho."
Thomas Jefferson
jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 3 semanas Quarta-Feira | 22 maio 2024 | 13:58

Rodrigo.

No formal de partilha: R$ 534.820,66
DIRPF:                               R$ 318.694,11

Se o espólio tinha 534.000,00 de investimento, a lógica é aumentar e não diminuir.  Hipótese:  2 herdeiros.  Cada um recebe 267.000,00.  Importante avaliar porque os 267.000,00 viraram 159.000,00...  senti falta de informações para opinar. 

JOSE MARIA ARIAS REYES

Jose Maria Arias Reyes

Iniciante DIVISÃO 1, Advogado(a)
há 2 semanas Quinta-Feira | 30 maio 2024 | 16:42

Olá Rodrigo!!!
Estou exatamente com a mesma duvida. Você conseguiu chegar a alguma conclusão? Obteve alguma orientação acerca.
Pois receio exatamente que havendo, na data da abertura da sucessão ou partilha, saldo em conta superior ao que indicava a ultima declaração referente a 2022/2023, a receita possa interpretar haver ganho de capital quando na verdade não se trata disso. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.