Roberto
Iniciante DIVISÃO 2 , Vendedor(a)Heis o meu problema: Minha mãe recebeu valores do INSS (mensalmente 01 salário mínimo durante 03 meses), mas o banco no qual ela tem conta não aceita portabilidade de benefício, resultando que ela sacasse o valor e levasse o mesmo para casa. Por confiança ela pedia ao vizinho que realizasse PIX com o valor que o mesmo já tinha em conta corrente e ela entregava o mesmo valor em espécie vizinho para a minha conta. Tudo corria bem sem problemas.
Como eu já começo a me preparar em Janeiro para realizar a declaração de IR assim que o programa fica disponível, pedi a este mesmo vizinho que me informasse o CPF dele para declaração. A resposta: um sonoro "Não, de jeito nenhum". Não dá para culpá-lo visto a desinformação recente por parte da receita que obriga bancos a informar movimentações com valor igual ou superior a cinco mil reais. Este mesmo senhor tem 72 anos... e não tenho como obrigá-lo a me informar o CPF dele.
Assim sendo: Como eu informo este valor na declaração sem criar problemas para este senhor e nem para mim mesmo?
Agradeço antecipadamente quaisquer respostas que me orientem sobre a questão.