x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 111

Pagar IRPJ + IRPF?

Lizandra Gomes

Lizandra Gomes

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 3 semanas Terça-Feira | 14 janeiro 2025 | 12:39

Olá! Tenho um negocio de turismo (levo o pessoal para pescar/passear), faturamento médio de 20k. 
Um MEI não se enquadaria, então eu abriria um ME, correto? 
Na pesca, pegamos o valor de faturamento, dividimos por 2 (pois metade fica para o barco, já que as peças são caras e vive quebrando), depois tiramos os gastos (que são relativamente baixos).
Com a legalização, como vou provar que metade é para o barco e não para mim? Teria que tirar os gastos (diesel, comida, gelo) e dividir o lucro por 2?
Agora vem a dúvida principal, eu preciso receber um pró-labore da empresa? Nele já é descontado o IRRF, então não precisaria pagar IRPF quando enviasse o salario para a minha conta de pessoa fisica?
Qual a maneira menos burocratica para manter meu pai e meu namorado como funcionarios da empresa? (meu pai ja paga INSS, ele é pescador (tem cnpj de pessoa fisica). Seria criando um MEI para cada um?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 semanas Terça-Feira | 14 janeiro 2025 | 13:58

Boa Tarde,

Um MEI não se enquadaria, então eu abriria um ME, correto?  Correto.

Com a legalização, como vou provar que metade é para o barco e não para mim? Teria que tirar os gastos (diesel, comida, gelo) e dividir o lucro por 2? Você precisa ter um contador que faça a contabilidade tradicional da empresa e deduz as despesas do lucro, não tem essa de dividir por 2, na verdade, precisa ser tudo provado através de notas fiscais, de venda, compra ou serviço.

Agora vem a dúvida principal, eu preciso receber um pró-labore da empresa? Não necessariamente, depende da sua programação de aposentadoria que pretende ter.

Nele já é descontado o IRRF, então não precisaria pagar IRPF quando enviasse o salario para a minha conta de pessoa fisica? Na verdade, é feita uma apuração, o que foi descontado do pró-labore é compensando na declaração

Qual a maneira menos burocrática para manter meu pai e meu namorado como funcionários da empresa? (meu pai ja paga INSS, ele é pescador (tem cnpj de pessoa física). Seria criando um MEI para cada um? Burocrático para vc seria registrá-los? Se sim, essa é a maneira certa e segura para eles e para sua empresa, a "Pejotização" (MEI) é uma enganação, pois o funcionário não tem direitos garantidos e apenas se aposenta por idade e com um salário mínimo.

Espero ter contribuído de alguma maneira.

Abç

Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
JUPIRA LUCAS

Jupira Lucas

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 semanas Terça-Feira | 21 janeiro 2025 | 08:33

viu  vocês sabem a respeito do mit???

que vai entrar em vigor em 02/2025 sendo uma guia unica para recolher o pis, cofins, inss , csll e irpj

e olhem o absurdo, diz que vaio disponibilizar apenas no final da primeira quinzena de 02/2025, segundo esse manual do mit

ou seja, provavelmente dia 16/02/2025 e para emitir e vencer imposto no dia 20/02/2025 ou 25/02/2025

será que ninguém percebeu ainda o absurdo???!!!

alguém sabe a respeito disso???

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.