x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 186

Construção IRPF

Franciele Machado

Franciele Machado

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 8 semanas Domingo | 23 fevereiro 2025 | 23:06

Olá, 

Estávamos construindo uma casa de verão no terreno rural do meu sogro, neste meio tempo ele veio a falecer.
No inventário consta apenas o terreno já que não havia construção no momento do falecimento, o inventário foi concluído em dezembro de 2024.
A obra não é regularizada na prefeitura, temos algumas notas, mas anteriores a data do inventário consigo usar essas notas? Se alguma nota não estiver com o endereço da obra e só com os dados do meu marido é possível usar?

Estou perdida, não sei se lançamos no IRPF apenas o terreno recebido no inventário ou a construção também, mas no caso a construção não é regular e temos notas anteriores a data do inventário.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 24 fevereiro 2025 | 09:53

Bom Dia,

No inventário apenas o terreno, em seguida regularizar na prefeitura, não tem como declarar à Receita sem a prefeitura estar OK.

Não tem como fugir da regularização na prefeitura, se não o fizer, poderá vir multa, embargos, enfim.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Franciele Machado

Franciele Machado

Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 8 semanas Segunda-Feira | 24 fevereiro 2025 | 11:34

Certo!

E depois que regularizar junto a prefeitura, os valores gastos em 2024 até a regularização consigo usar pra lançar no custo da casa na próxima declaração que imagino que seja só em 2026?

Não dará problema de todo esse aumento de capital de uma hora pra outra, no caso a construção depois que conseguirmos regularizar?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 24 fevereiro 2025 | 15:03

Olá

E depois que regularizar junto a prefeitura, os valores gastos em 2024 até a regularização consigo usar pra lançar no custo da casa na próxima declaração que imagino que seja só em 2026? Sim, poderá usar.

Não dará problema de todo esse aumento de capital de uma hora pra outra, no caso a construção depois que conseguirmos regularizar? Se vc recolher o Ir sobre o ganho de capital estará quites com a Receita.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade