x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 215

DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA - TERRENO FINANCIADO E CONSTRUÇÃO PRÓPRIA

AMANDA RODRIGUES

Amanda Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 8 semanas Sexta-Feira | 28 fevereiro 2025 | 14:55

Boa tarde à todos

Surgiu a seguinte duvida:
Tenho um terreno que pago diretamente com a incorporadora conforme contrato feito de 150 parcelas, e o terreno não está quitado.
Iniciei a construção nesse terreno em 2024 com recursos próprios sem financiamento.
Já constava no ano anterior esse bem em "terreno" com as informações certinhas sobre quantidade de parcelas, valores pagos, etc

Como devo declarar essa situação na IRPF nesse ano referente a 2024 sendo que o terreno nao esta quitado porem iniciei a construção? 


Ainda esse ano irei finalizar a construção, como deverei declarar no próximo ano tendo em vista que a casa ja estará construida porem ainda terei 130 parcelas do terreno.

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 semanas Sexta-Feira | 28 fevereiro 2025 | 20:49

Amanda,
Com relação ao terreno, nas declarações anuais vocês deverá informar o total de parcelas pagas, somando-as ao valor do bem em 31/12 de cada ano.
A construção do imóvel, utilize o código 16 da ficha de bens e direitos, informando todos os valores pagos durante o ano, que compõem o custo de aquisição e devidamente comprovados.
Quando finalizar a obra, você deverá criar um novo bem sob o código 01 e transferir para ele os valores do terreno e da construção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: