x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 452

Importação GCAP 2024 para DIRPF 2025

Renato Souza

Renato Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 11:35

Olá, estou auxiliando no preenchimento da DIRPF 2025 intermediária de um cliente (já falecido mas processo de inventário ainda não foi concluido). No ano de 2024 ele obteve ganho de capital, de modo que realizamos o preenchimento das informações no GCAP 2024. Ao tentar exportar as informações do GCAP 2024 para o DIRPF 2025, o arquivo gerado no GCAP não é reconhecido no DIRPF. Tanto o GCAP quanto o DIRPF estão em suas versões mais recentes (1.6 e 1.2, respectivamente). O arquivo gerador pelo GCAP tem a terminação ".DEC". Poderiam me indicar em como proceder nesse caso? Agradeço desde já

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 14:14

Renato,
A extensão é ".DEC" mesmo. O formato do nome do arquivo é CPF-0101-3112-GCAP-2024.DEC.
Veja se está utilizando as versões corretas e atualizadas e se importou o arquivo exportado.

Renato Souza

Renato Souza

Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 14:49



Dentro do programa localize " exportatr para o IRPF" ,  ESSE  sim gerara um arquivo que deve importar no IRPF
Sim, eu estou gerando o arquivo, clicando em 'exportar para IRPF 2025'.
Veja se está utilizando as versões corretas e atualizadas e se importou o arquivo exportado.
As versões são as últimas conforme informado pela RFB. Eu havia enviado a mesma dúvida para o Fale Conosco, que retornou pedindo para eu baixar as versões 1.2 do IRPF 2025 e 1.6 do GCAP 2024.
O formato do nome do arquivo é CPF-0101-3112-GCAP-2024.DEC.
Ao clicar em 'exportar para IRPF 2025', está sendo gerado um arquivo exatamente assim. Entretanto, o programa IRPF 2025 não reconhece esse arquivo como um 'Arquivo GCAP 2024' - ele não aparece como um arquivo/documento nos downloads ou documentos do computador, após clicar na tela "Importar GCAP 2024".

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 semana Quinta-Feira | 17 abril 2025 | 15:30

Renato,
Na janela que se abre no Windows, quando da importação do arquivo exportado, veja no campo "Tipo" se está Arquivos GCAP 2024 e (parece óbvio) se o arquivo exportado e a declaração são do mesmo CPF.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade