x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 56

O salário CLT e o faturamento anual do MEI

Paulo Gois Neto

Paulo Gois Neto

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 horas Quinta-Feira | 15 maio 2025 | 13:46

Olá, colegas! Recentemente presenciei um contador experiente dizendo que o salário CLT não é somado ao faturamento do MEI, que se ele mantivesse as contas pessoais e jurídica separadas não teria problemas. Minha dúvida é: o salário CLT é, ou não, somado ao faturamento total do MEI? Por exemplo, é possível ele ter um salário registrado de R$ 60.000,00 anuais e ainda faturar mais R$ 50.000,00 como MEI? 

Alisson Felipe Machado

Alisson Felipe Machado

Prata DIVISÃO 4 , Coordenador(a) Fiscal
há 8 horas Quinta-Feira | 15 maio 2025 | 14:27

Boa tarde!

Sim, o contador está correto, são 2 atividades distintas e não há previsão legal para somar ambas para fins de enquadramento no regime. Apenas se atentar ao que você mesmo pontuou, se o CPF tem outras fontes de renda tem de manter uma boa separação entre as contas da pessoa jurídica MEI e do CPF do dono para que esses recebimentos de outras fontes não sejam confundidos com receita da PJ. 
O ideal nesse caso é manter escrituração contábil do MEI para um controle mais preciso e em caso de autuação conseguir comprovar inequivocamente que são coisas distintas e evitar problemas. 

Cordialmente,

Alisson F. Machado
Consultor Tributário
CRC/PR: 082254/O
email:  [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade