x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.032

IRPF - Empréstimos e doações

Pablo Marcondes dos Santos

Pablo Marcondes dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 14 anos Domingo | 29 agosto 2010 | 22:52

Olá amigos do Fórum. Tenho uma dúvida que deve ser bem simples, mas não tenho muita experiência com IPRF:

Pretendo investir em ações com o dinheiro de alguns parentes, mas desejo juntar essa pequena quantia a que já tenho, para minimização de taxas. Ou seja, vou "pegar emprestado" certa quantia e juntar aos meus investimentos já existentes. O que me preocupa é o imposto de renda, já que teria que declarar que recebi tal dinheiro, bem como os parentes também vão declarar, afinal, o dinheiro sairá da posse deles e virá para o meu nome.

Dúvidas:

- Como declaro o dinheiro? Como empréstimo recebido?

- Na hora da devolução do dinheiro, quando ocorrer, provavelmente será um valor maior do que o emprestado, ou seja, com lucros. Há alguma maneira de devolver o dinheiro e não gerar a cobrança de IR?

Obrigado desde já pela ajuda!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Domingo | 29 agosto 2010 | 23:12

Oi Pablo, boa noite.

Como declaro o dinheiro? Como empréstimo recebido?

Sim, em dívidas e ônus reais - Pessoa Física

Na hora da devolução do dinheiro, quando ocorrer, provavelmente será um valor maior do que o emprestado, ou seja, com lucros.

Partindo do princípio que o capital emprestado sofrerá atualização, o credor deverá levar os rendimentos à tabela de IRPF, e pagar o Imposto de Renda, se devido for, no mês seguinte ao recebimento, a título de carnê leão.

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade