André Luiz
Iniciante DIVISÃO 1 , Não InformadoPor favor, tenho uma dúvida e tenho certa urgência para resolver este problema.
Meus pais adquiriram um terreno em meu nome há cerca de 15 anos atrás, quando eu contava com não mais que 5 anos. Fiquei com a nu-propriedade e eles com o usufruto.
Alguns anos após a aquisição do terreno iniciaram a construção de uma casa. Em 2005 a casa estava pronta (mais de 10 anos construindo).
Em 2008 a Prefeitura fez uma vistoria e expediu o "habite-se". O valor venal da construção hoje é de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) - conforme consta do IPTU.
O habite-se NÃO foi averbado junto à matrícula do imóvel.
Nunca fiz nenhuma declaração e PRECISO apresentar a declaração de imposto de renda de 2010 (sim, atrasada). E preciso saber o que deve constar dela.
1- Eu preciso declarar a casa, ou devo declarar apenas o terreno, que é o que consta da certidão do imóvel?
2- Declarando a casa, eu terei algum problema com a Receita, em razão desta "repentina" alteração no meu patrimônio? Terei que pagar alguma coisa além da multa de R$ 165,00 pelo atraso na declaração do IR?
3- Como exatamente devo proceder para não ter problemas?
Agradeço antecipadamente a ajuda.