Marcos Teixeira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados boa tarde
Como na prática será a tributação do PLR , pelo que vi , rapidamente, a tabela e anual e a distribuição lucro muitas vezes e trimestral.
Obrigado
Contador e Professor
respostas 4
acessos 90
Marcos Teixeira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Prezados boa tarde
Como na prática será a tributação do PLR , pelo que vi , rapidamente, a tabela e anual e a distribuição lucro muitas vezes e trimestral.
Obrigado
Telma Frate
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Boa Tarde,
Mesmo que a empresa distribua o lucro em parcelas (trimestral, semestral), cada pagamento é considerado isoladamente, aplicando-se a tabela progressiva do PLR no ato.
Por isso, é comum que a empresa planeje a forma de distribuição para otimizar a tributação (ex.: pagar duas parcelas menores ao invés de uma grande, para aproveitar a faixa de isenção ou alíquotas menores).
Marcos Teixeira
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Olá Telma
Mas se o total do ano for superior ao limite de isenção, a empresa não terá que pagar algo ?
Vamos considerar valores isolados a cada distribuição ?
Obrigado
Telma Frate
Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)Aqui é onde muita gente se confunde: a tributação da PLR é feita por pagamento isolado, não pelo acumulado anual.
Se a empresa paga PLR trimestralmente, o cálculo do IRRF é feito em cima de cada parcela, não do total anual.
Cada pagamento de PLR é tributado isoladamente, seguindo a tabela de IRRF exclusiva.
O total anual não altera a tributação de cada parcela para a empresa.
A única preocupação é o contribuinte declarar corretamente todos os pagamentos no IRPF.
Joao Paulo Cardozo de Oliveira
Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Depto. PessoalOlá, bom dia!
Na prática, como a tabela saiu em Setembro de 2025 retroativa a Maio de 2025, quem calculou o PLR em 05/2025 com a tabela base de 2024 terá que fazer o recálculo para garantir tributação correta? e em casos do pagamento do se o valor ficar a menor, posso pedir perd/comp para restituição do crédito da diferença?
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade