x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 236

MEI + CPF (aluguel, CLT)

Dante Pere

Dante Pere

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Informática
há 9 semanas Sexta-Feira | 28 novembro 2025 | 08:55

Bom dia pessoal, para mim, não ficou claro essa questão do MEI e recebimentos CPF.

Todo o recebimento CPF será considerado?  Exemplo Aluguel ou um trabalho CLT?  Se você for autônomo e ter um MEI até entendo, faz sentido, agora recebimento de aluguel ou trabalho CLT?

Alguém tem mais informações a respeito?

Obrigado,
Dante.

Dante Pere

Dante Pere

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Informática
há 8 semanas Sábado | 29 novembro 2025 | 11:19

João H Jr bom dia, obrigado pelo retorno.

É que assim, de forma alarmista estão vinculando esta informação, que da entender que recebeu valor CPF seja qual for e tiver uma MEI será vinculado, mas eu sou leigo, não consigo entender a lei da forma que eles informam. 

Mas não faz sentido, recebimento de CLT , aluguel, que não faz parte da atividade da MEI ser considerado. Então neste caso fazer a declaração do redimento CPF (clt, aluguel) e declarar o rendimento na MEI no IR normalmente e guardar tudo certinho, este seria o caminho, certo ?

Vou além, vamos suporte que um aposentado que recebe sua aposentadoria... seria um rendimento, mas não da atividade do MEI ou até mesmo uma atividade autônoma...

Agora se uma pessoa exerce uma atividade autonoma no CPF e tem uma MEI, aí sim, seria somado, está correto esta linha de raciocínio?

Obrigado, bom final de semana!

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 semanas Domingo | 30 novembro 2025 | 15:38

Dante,
Alguns "profissionais" infelizmente pregam o alarmismo descrito por você, para fins de engajamento nas redes sociais e captação de novos clientes, aqueles que se desesperam por desconhecimento. Isso está acontecendo com vários temas da Reforma Tributária.
Nenhum rendimento que tenha origem justificada, como CLT, benefícios previdenciários, aluguéis declarados, entre outros, será objeto de cálculo para enquadramento do MEI, ressalvado como eu citei, a comprovação, quando solicitada.
Seu raciocínio está correto e muito bem observado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade