x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 55

Produtor Rural

Elidiane Manoele Calheirani

Elidiane Manoele Calheirani

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a) Empresas
há 3 dias Terça-Feira | 2 dezembro 2025 | 16:12

Boa tarde Pessoal !!!

Preciso de uma ajuda !! Tenho duvidas em relação a produtor rural.

Um produtor rural me procurou, disse que está vendo pra começar entregar eucalipto pra uma empresa, mas me perguntou se acaso emitisse nota fiscal como produtor rural o imposto seria mais em conta pra ele, do que se abríssemos um CNPJ de comercio de lenha….

Caso eu abra uma inscrição de produtor rural pra ele, como ele não terá funcionário registrado o único imposto de que ele deve fazer, seria a declaração de imposto de renda anual com as notas emitidas durante o ano seria isso mesmo ? Pelo fato de produtor rural ser PF  com CNPJ e não ter obrigações tributarias de empresa?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Quinta-Feira | 4 dezembro 2025 | 09:27

Bom Dia,

Produtor Rural PF (com inscrição estadual) costuma ser a opção mais barata, porque:

Pode optar por Livro Caixa do Produtor Rural (tributação apenas sobre lucro).
Pode optar por lucro presumido da atividade rural (20% de presunção).
Não paga tributos mensais como uma empresa.
Não tem PIS/COFINS em regime cumulativo como comércio teria.
INCRA e FUNRURAL são retidos na fonte pela empresa compradora, na maior parte dos Estados

Imposto de Renda da Pessoa Física , IRPF Regime da atividade rural:
Pode ser Livro Caixa Digital do Produtor Rural ,  LCDPR (obrigatório se faturar > R$ 4,8 milhões/ano)
Lucro da atividade rural entra no IRPF anual.
Pode compensar prejuízos de anos anteriores.
Pode escolher tributação pelo lucro real (Livro Caixa) ou pela presunção.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade