x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 846

Helena Misono Rodrigues

Helena Misono Rodrigues

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 18 anos Segunda-Feira | 26 março 2007 | 13:49

Boa Tarde,

Gostaria de saber se uma pessoa que pode ser enquadrada na declaracao de irpf do Pai/esposo no ano de 2006, sendo proprietario de uma micro empresa, esta obrigado a fazer uma declaracao individual ou ela entra como dependente na declaracao do Pai/esposo sem ter necessidade de fazer sua propria declaracao individual

sem mais para o momento,

Agradeço antecipadamente

Helena

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 18 anos Segunda-Feira | 26 março 2007 | 19:19

Boa noite Helena,

Não há nada que impeça este pessoa de ser declarada como dependente na Declaração do Pai ou do Esposo, desde que faça constar nesta declaração, todos os rendimentos ganhos e os bens e direitos pertencentes a ela (dependente).

Em outras palavras, na declaração que ele entrar como dependente deve entrar também os rendimentos que ele auferiu no ano de 2006 e todos bens.

Se o referido dependente é sócio ou titular de Microempresa, há que se fazer constar os rendimentos (pró-labore) se for o caso, e as quotas da empresa além de contas correntes, de poupanças e etc.

Cabe lembrar que para dependente cônjuge não há limite de idade, mas para dependente filho ou filha, há limites que devem ser observados.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade