Marcus Vinicius
Bronze DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeBoa tarde amigos preciso de uma ajuda. O caso é o seguinte.
Tenho um cliente, Lucro Real Trimestral que caiu na malha fiscal por inconsistências da ECF 2022 e DCTF do período>
O cliente nesta época não era meu, apesar de ter todo acesso aos lançamentos e apurações do antigo contador, vi que ele apurou no Excel um valor de débitos, enviou na ECD outro valor, e declarou na ECF outro valor. Parece até mentira mas não é.
Ao olhar a notificação consegui chegar a conclusão que ele tinha enviado o LALUR/LACS sem preenchimento na ECF, até ai ok. Simples de resolver, preencher os dois e reenviar a ECF, fiz o processo, na hora de recuperar a ECD enviada, os saldos não batiam ai que vi que o Lucro Liquido informado na ECD era um e o da ECF era outro, e ambos diferente da apuração do Excel confessado em DCTF.
Pensei em retificar a ECD mas fui impedido devido ao tempo, erro 68, não da pra retificar uma ECD antiga assim.
Então resolvi replicar o erro do antigo contador para entender e resolver, o que ajudou foi que no 1º e 2º Tri/2022, usando os saldos da ECD que não podiam ser alterados, ele apurou no Excel e "compensou" menos do que poderia dos 30% do LAJIR, ai encontrei onde iria resolver. Nos 2 primeiros tri/2022, consegui chegar no valor de LL da ECD ajustando apenas a compensação até o limite.
Mas no 3tri deu IRPJ e CSLL a recolher a mais do que foi recolhido a época. Aqui veio a dúvida sobre o que fazer depois disso.
1- Altero os lançamentos de IRPJ e CSLL a recolher no encerramento do 3ºtri/2022 para enviar na ECF o LL final real, o que ficaria diferente do LL da ECD e acho que pode dar problema posteriormente.
2- Mantenho os lançamentos de IRPJ e CSLL como estão no encerramento de 3ºtri/2022, envio a ECF retificada com o LL idêntico a ECD original, gero as guias para pagamento do valor que faltou de IRPJ e CSLL atualizado com juros. Neste cenário, preciso retificar a DCTF do periodo informando que na epoca, o cliente recolheu menos do que deveria. ?
O que faço ? Ou tem alguma outra opção ?
Acho que ficou bem completo sobre a situação, mas posso dar mais detalhes sobre caso necessário.