x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 240

Como vocês acompanham o Fator R dos clientes mês a mês?

Igor Lourenço

Igor Lourenço

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 1 dia Domingo | 8 março 2026 | 13:25

Tenho uma LTDA de desenvolvimento de software no Simples (CNAE 6203-1/00) e meu contador me falou que meu Fator R deu 30%, então eu entro no Anexo III.

Aí fiquei pensando se ele verifica isso todo mês, pq meu faturamento varia bastante e meu pró-labore é fixo (1 salario minimo). Se em um mês bom meu faturamento sobe e o Fator R cai abaixo de 28%, eu migro pro Anexo V sem perceber?

Vocês recalculam o Fator R de cada cliente todo mês na hora de apurar o DAS? Ou verificam uma vez por ano na opção pelo Simples? Usam alguma ferramenta pra isso ou fazem na planilha?

Tô cursando Direito, entrando em Tributário agora e fiquei com essa dúvida, queria entender como funciona na prática dos escritórios.

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 13 horas Segunda-Feira | 9 março 2026 | 07:48

Igor Lourenço, bom dia.

Aí fiquei pensando se ele verifica isso todo mês, pq meu faturamento varia bastante e meu pró-labore é fixo (1 salario minimo). Se em um mês bom meu faturamento sobe e o Fator R cai abaixo de 28%, eu migro pro Anexo V sem perceber?

Vocês recalculam o Fator R de cada cliente todo mês na hora de apurar o DAS? Ou verificam uma vez por ano na opção pelo Simples? Usam alguma ferramenta pra isso ou fazem na planilha?
O Fator R tem que ser analisado mês a mês. Por aqui o nosso sistema já tem de forma interna uma ferramenta para calcular o Fator R, mas também acompanhamos em separado por meio de uma planilha Excel para conferirmos o que o sistema está fazendo e também podermos projetar situações futuras, exatamente para analisar a sua pergunta anterior sobre "um bom mês".

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Igor Lourenço

Igor Lourenço

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista
há 6 horas Segunda-Feira | 9 março 2026 | 14:48

Danilo Zanon dos Santos,
Valeu! Esse fechamento separado das empresas do Anexo V é algo que você faz manualmente ou o sistema já separa automaticamente?

Yuri Aquino,
Boa, é exatamente isso que eu queria entender. Você usa o sistema pro cálculo mas precisa da planilha pra projetar cenários futuros. Quantos clientes sujeitos ao Fator R você acompanha assim? Dá pra falar? 

João H Jr

João H Jr

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 horas Segunda-Feira | 9 março 2026 | 14:57

Aos colegas, só não se esqueçam que os valores da folha de pagamento (salários e pró-labore) e dos encargos, inclusive a CPP do Simples Nacional, são considerados pelo regime de caixa. Ou seja, só fazem parte do cálculo do fator "r" do mês em questão, os valores efetivamente pagos naquela competência. Independentemente do regime da empresa (competência ou caixa).
Se, por exemplo, falarmos da competência Fevereiro/2026 e a empresa pagar salários e pró-labore no 5º dia útil, serão considerados como FP para cálculo do fator "r": as folhas de salários e pró-labore da competência 01/2026, a CPP (inclusive a do Simples Nacional), terceiros e FGTS também da competência 01/2026, já que foram pagos/recolhidos em 02/2026.
A maioria dos profissionais que converso fazem de forma incorreta, considerando a competência para tudo (RB e FP).
Tema consolidado pela SC 2013/2023.

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 5 horas Segunda-Feira | 9 março 2026 | 15:43

Igor Lourenço, boa tarde.

Quantos clientes sujeitos ao Fator R você acompanha assim? Dá pra falar? 
Em torno de 20. Tem médicos, psicólogos, fisioterapeutas, engenheiros...

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 horas Segunda-Feira | 9 março 2026 | 19:27

Igor Lourenço, boa noite!

Danilo Zanon dos Santos,
Valeu! Esse fechamento separado das empresas do Anexo V é algo que você faz manualmente ou o sistema já separa automaticamente?

O sistema ajuda. Mas sempre fazemos uma conferência e acompanhamento específico. Afinal um calculo errado em um mês pode atingir qualquer mês e calculos dos próximos 12 meses. E retroagir é complicado.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Contabilidade: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade