x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 109

Dúvidas e Informações

Maria Cecilia Stefanini

Maria Cecilia Stefanini

Iniciante DIVISÃO 1 , Psicólogo(a)
há 15 semanas Quarta-Feira | 11 março 2026 | 13:00

Sou psicóloga autônoma em São Paulo e tenho algumas dúvidas sobre minhas obrigações fiscais em 2026.Já atendi apenas 1 paciente em fevereiro/2026, no valor aproximado de R$ 1.000.
Emiti o recibo pelo Receita Saúde, mas ainda não fiz a apuração no Carnê-Leão.Minhas dúvidas:Depois de emitir o recibo no Receita Saúde, ainda preciso lançar esse valor manualmente no Carnê-Leão ou ele já aparece automaticamente?Com esse faturamento baixo (R$ 1.000 no mês), ainda preciso gerar DARF ou provavelmente ficará abaixo da faixa de imposto?Sou psicóloga pessoa física autônoma em São Paulo. Mesmo sem emitir nota fiscal, preciso pagar ISS e TFE em 2026?Já atendia em 2025, mas ainda não paguei ISS nem TFE deste ano. Como regularizar isso corretamente?Gostaria de entender quais obrigações preciso cumprir para ficar regular com a Receita Federal e com a Prefeitura de São Paulo.Agradeço a orientação.

Matheus Merli

Matheus Merli

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 semanas Quarta-Feira | 11 março 2026 | 13:48

Maria Cecilia Stefanini - Boa tarde, tudo bem? Hoje o Receita Saúde já integra com o Carnê-Leão Web. 
O que você precisa fazer:
entrar no Carnê-Leão Web
conferir se o rendimento apareceu
informar despesas dedutíveis, se houver (ex.: aluguel de consultório, secretária, material profissional etc.)
Normalmente não precisa lançar manualmente se o recibo foi emitido pelo Receita Saúde.
Com R$ 1.000 no mês precisa pagar DARF - Provavelmente não.
O Carnê-Leão segue a tabela mensal do IRPF. Porem precisa verificar se esse valor foi informado dentro do carne leão, ele vai aparecer no seu informe de rendimentos na somatoria no proximo ano. 

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies