x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 904

Retenção de Impostos

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 10:12

Olá!!! Estou com um cliente que vai trabalhar como pessoa fisica assessorando empresas... Alguem sabe me dizer como irei fazer isso??? Ela vai trabalhar com CEI.... prestando serviço pra pessoa fisica e juridica.... Que impostos era ira reter?? de que forma.. Nossa sou crua nesse assunto, leio leio e nunca entendi..

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 13:45

Boa tarde Laila,

Como Pessoa Física, ele deverá emitir RPA Recibo de Pagamento de Autônomo. Sobre tais rendimentos incidirão o INSS e Imposto de Renda Retido na Fonte calculado com base na Tabela Progressiva Mensal.

Dependendo do valor percebido em cada mês, ele estará obrigado ao recolhimento nos moldes do Carnê-Leão.

...

Diego Dimitry

Diego Dimitry

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 10 setembro 2010 | 13:45

Boa tarde Laila,

Se tratando de prestação de serviço de PF para PJ, a fonte pagadora deverá reter o INSS (11%), o ISS (5%) e dependendo do valor o IR mediante a tabela progressiva.
Obs.: Se o prestador do serviço tiver o cadastro na Prefeitura (CIM), não deverá reter o ISS.

Já no caso da prestação de serviço para uma PF (não tendo vinculo empregaticio), não sofrerá retenção, poderá incidir apenas o carnê-leão.

Laila Silvinha

Laila Silvinha

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 22 dezembro 2010 | 11:30

Ok... ate ai eu entendi... Entao ela emitirá uma NF com essas deduçoes referente a Retençao dos Impostos.. Ela tem obrigaçao de "preocupar" com esses recolhimentos que devera ser feita pelo prestador de serviço????

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: