x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 111

MEI que também recebe aluguel de imóvel próprio: o aluguel entra no limite dos 81 mil?

Junior Garcia

Junior Garcia

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 22 julho 2026 | 00:27

Dúvida rápida: MEI fatura uns 60 mil/ano na atividade e recebe também aluguel de um imóvel próprio (uns 24 mil/ano, como pessoa física). Esse aluguel NÃO entra no limite dos 81 mil do MEI, correto? Ele só declara o aluguel no IRPF (carnê-leão)? Ou existe algum entendimento diferente que eu deva me preocupar?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 1 dia Quarta-Feira | 22 julho 2026 | 07:48

Bom Dia,

Se a atividade do MEI não é locação como acredito que não seja, não entra, por vir de PF , sim, é no carnê leão.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate - CONTADORA
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Abertura, encerramento, alterações societárias, IR,  assessoria MEI, SIMPLES, PRESUMIDO e REAL, Reforma Tributária, DP, Contabilidade, Emissão e Parametrização de Notas Fiscais de vendas e serviços, Planejamento Tributário.
Junior Garcia

Junior Garcia

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 21 horas Quarta-Feira | 22 julho 2026 | 20:32

Telma, perfeito, muito obrigado! Era o que eu imaginava: a atividade do MEI é de comércio, nada de locação, então o aluguel recebido como pessoa física fica todo no carnê-leão do IRPF e não conta pro teto dos 81 mil.Só pra tranquilizar o cliente, que ficou receoso de 'ter as duas rendas': o fato de receber aluguel como PF não gera nenhum impedimento pra ele continuar como MEI, certo? O limite e o enquadramento olham só o faturamento da atividade empresarial. Valeu pela confirmação!

Julia Giovenardi Karnal

Julia Giovenardi Karnal

Prata DIVISÃO 1 , Analista
há 9 horas Quinta-Feira | 23 julho 2026 | 08:27

Só para complementar e enfatizar: a receita de aluguel recebida pela pessoa física deve estar devidamente comprovada, ou seja, declarada na Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A Receita Federal não presume que os valores de aluguel creditados na conta bancária sejam provenientes da atividade exercida pelo MEI. Portanto, é importante que essas receitas estejam corretamente declaradas, de forma a comprovar sua origem e evitar questionamentos fiscais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies