x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 47

Compra de Veiculo - Valor Divergente na Transferencia

Fagner Araújo

Fagner Araújo

Iniciante DIVISÃO 1 , Bancário(a)
há 14 horas Sexta-Feira | 14 agosto 2026 | 13:00

Boa tarde. 

Estou iniciando os estudos na àrea e recentemente estou com uma dúvida sobre a declaracao de um veículo que comprei. 
Em 05/12/2025 comprei um carro semi-novo em uma loja e paguei 40 mil à vista nessa data, transferindo o valor para o vendedor da loja. Porém, o carro estava no nome da antiga proprietária e só agora neste mês que estão emitindo a ATPV-e para transferência, acontece que no doc da transferencia a vendedora informou a venda como R$ 30.000,00, que acredito ser o valor que ela recebeu da loja (lembrando que paguei 40k). No meu IRPF 2026 já declarei o carro como bem e o valor de 40 mil pago por ele. 
Minha dúvida é: A loja está dizendo que na transferencia o valor declarado deve realmente ser apenas 30 mil e não os 40.000,00, assim como também dizem que o carro não deveria ter entrado na minha declaracao 2026, apenas na 2027 pois o carro ainda não tinha sido transferido (mas já estava em minha posse desde então). Eu aleguei que a compra já consta na minha declaracao pois o que importa é a data que o dinheiro saiu da minha conta para a aquisição e que preciso prestar contas a receita sobre essa movimentação que ocorreu em dezembro 2025. Quem está certo? No DETRAN deve constar 30 ou 40 mil e está certo ter entrado já no IRPF 2026? Espero muito que possam sanar essa dúvida. 
P.S: A loja disse que fará um recibo no valor dos 40.000,00 mantendo os 30k no Detran. 

Agradeço muito quem ajudar. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies