x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.020

IRPF-Dependentes

Willian Gonçalves Rios

Willian Gonçalves Rios

Iniciante DIVISÃO 4 , Perito(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 00:26

Boa noite a todos...

Gostaria de saber se posso colocar minha mae como dependente no IRPF 2010.

Ela mora sozinha 56 anos (em cidade diversa da minha), tem uma pensão de aproximadamente 450,00, sendo que eu pago algumas poucas contas dela..

Faltou alguma informação?

Forte abraço a todos e obrigado..

WGR
Perito Criminal da PC de MG
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 07:30

Bom dia Willian,

Você pode incluí-la como sua dependente sim.

Segunda a "Tabela de Relação de Dependência" publicada no Menu Ajuda do Programa DIRPF 2011/2010 (versão beta) pode ser declarado como dependentes (código 31):

Pais, avós e bisavós que, em 2010, receberam rendimentos, tributáveis ou não, até R$ 17.989,80. (Se Declaração de Ajuste Anual)

Os rendimentos de sua mãe não chegam a 6.000,00 anuais, logo, enquadra-se perfeitamente na condição de acima.

...

Willian Gonçalves Rios

Willian Gonçalves Rios

Iniciante DIVISÃO 4 , Perito(a)
há 14 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 13:15

Bom dia,
Obrigado pela atenção Saulo Heusi, mas ocorreu um fato novo no cenário..
meu irmão já declara minha mãe como dependente, isso muda alguma coisa? Também posso declarar ela como dependente?

Obrigado..

WGR
Perito Criminal da PC de MG
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 14 dezembro 2010 | 16:16

Boa Tarde Willian,

A mesma pessoa não pode ser declarada como dependente de duas outras pessoas que apresentam a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda - DIRPF em separado.

Vale dizer que se sua mãe já é dependente de seu irmão (na DIRPF dele) não poderá constar também como dependente em sua DIRPF.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade