Rodrigo
Vamos então ver a situação em que paro com as pesquisas de mercado e me dedico só às entregas dos doces, com conta corrente pj no bb ou na caixa e, digamos que o faturamento em 2012 seja o máximo permitido, 5 mil mensais, perfazendo 60 mil por ano
Bom acho que isso é besteira .. Se você tem outra fonte de renda mantenha as duas, mas vamos levar em consideração somente o
Mei.
1) primeira dúvida, alguém saberia dizer se a alíquota de
lucro presumido de motoboy MEI é 16 ou 32% ?
Olha isso realmente não sei , mas vamos fazer o calculo baseado em 16e 32% assim é só acertar depois isso.
2) agora indo para o tema desse tópico, gostaria de simular a questão de IR de pf... digamos que eu retire de pro labore 622 reais mensais e repasse isso pra minha conta pf, perfazendo 7.464 reais no ano...claro que ficaria longe do limite de cerca de 22 mil...mas é claro que ninguem consegue viver com salario minimo, portanto:
- seria esse o máximo de pro labore que um MEI pode repassar pra si mesmo?
Vamos neste pedaço: Vamos supor que a sua firma (MEI) fature o máximo permitido , ou seja : 5mil por mês , dando um total de 60mil.
A titulo de lucro você pode passar para a sua conta PF :
16% de R$ 5000,00 = R$ 800,00
32% de R$ 5000,00 = R$ 1600,00
Ao longo de um ano teríamos :
16% de R$ 60000,00 = R$ 9600,00
32% de R$ 60000,00 = R$ 19200,00
Estes valores são a isenção que o governo permite a titulo de distribuição de lucro , ou seja , na declaração do
imposto de renda você vai colocar isso em : Valores não tributável recebido de PJ. ISSO SOMENTE SE VOCÊ RECEBER.
Agora isso é do MEI não tem nada haver com a isenção da PF , mas a titulo IR , seria assim:
Vamos considerar 16%:
R$ 9600,00 Distribuição de Lucro ( isento)
+ R$ 22400,00 Isenção para 2012 da conta PF
Total que vocÊ teria Isento = R$ 32000,00
Agora considerando os 32%
R$ 19200,00
+ R$ 22400,00 isenção para 2012 da conta PF
Total : R$ 41600,00
Aqui é importante lembrar que Você é CPF (PF) e a sua empresa apesar de você ser o dono é outra coisa .. isso não deve ser confundido jamais.
- o lucro presumido deve ir pra conta pf também??, no caso de 32% = 19,2 mil reais no ano - daí, somando com os pro labore, já ultrapassaria o limite de não tributação.
se o lucro presumido for 32%=19,2 mil reais... o pro labore for 7 mil e os gastos operacionais cerca de 10 mil o que devo fazer com os 23,8 mil que sobrariam na c/c pj da MEI ??? se o lucro presumido for 16%, ficariam sobrando, nesse caso, 33,4 mil na c/c pj.
Só vai declarar aquilo que de fato você transferiu da conta PJ para A sua conta pessoal , por isso é importante a conta PJ que assim você vai transferir e se UM DIA o leão pedir vai ter como comprovar , caso contrário vai ter problema
Então vamos voltar no caso ...
Vamos considerar 16%:
R$ 9600,00 Distribuição de Lucro ( isento)
+ R$ 22400,00 Isenção para 2012 da conta PF
Total que vocÊ teria Isento = R$ 32000,00
Faturamento : R$ 60mil
Despesa : R$ 12mil
Distribuição de lucro mensal x 12 = R$ 9600,00
Restou na sua conta PJ = R$ 40400,00
Note que Você tem 22400,00 isento , então vamos presumir o seguinte:
No final do ano Você resolveu repassar parte do lucro : é muito importante que fique algum lá até mesmo para gastos e investimentos do ano seguinte.
Exemplo A
Repassou R$ 22000 para a sua conta PF
Ficará com R$ 18400 na sua conta PJ
Neste caso você não pagará imposto pois você tem uma isenção de 22,400
Exemplo B
repassou R$ 35400,00 para a sua conta PF
ficará com R$ 5000,00 na sua conta PJ
Neste caso você será tributado pela diferença , ou seja , 35400 - 22400 = 13000,00 . Você será tributado em cima de 13mil .. Creio que cerca de R$ 1800,00
Exemplo C .. Este aqui vou considerar seu emprego de PF , ok?
Rendimentos de PF = 1500,00 / mês = 18mil ano
Repasse do exemplo A = 22000 para a sua conta PF
Ficará com R$ 18400 na sua conta PJ
Porém lembre-se no exemplo A que vocÊ não pagou imposto neste você vai pagar, pq você tem uma outra fonte pagadora , ou seja:
R$ 18000,00 + 22000,00 - 22400,00 = 17600,00 .
Note que aqui a diferença é maior do que até o exemplo B , devido você ter outra fonte pagadora , o imposto seria cerca de R$ 2700,00 , algo do tipo....
D) considerações
Agora lembre-se que você tb pode ir pagando o imposto ao mês , carne leão... e quando você paga por mês e não por ano fica mais barato tb. Um imposto de R$ 2700,00 daria cerca ai de R$ 225,00 por mês ,porém pagando por mÊs isso cairia um pouco mais ... talvez isso você já poderia incluir dentro do seu serviço e assim você teria tudo certinho , mas tem que ter tudo anotado.
para 32% é só trocar os valores creio que ficou moleza entender. To achando que posso estudar para
contador , rs.
imaginando que- minha MEI serviço de motoboy não terá
contabilidade regular e os gastos não serão tão elevados, serão básicamente gasolina, manutenção e/ou peças e amortização do valor da motocicleta, digamos que para um montante de trabalho que gere um faturamento de 60 mil brutos, haja um gasto de 10 mil reais anuais....
Só mudei o gasto para 10mil pois fiz tudo em cima de 10mil , como não temos contabilidade , para ficar tudo certinho , pague sempre com o dinheiro da PJ e sempre peça nota e vá guardando.. Se o leão pedir você terá.. se não pedir não pediu.... Tudo que for gasto para uso no seu trabalho você pode pagar com o dinheiro da firma...
tenho que guardar comprovantes de gasolina e mecanica em quantia igual às retiradas da c/c para esses fins???
Sim ,
nota fiscal para SE UM DIA o leão pedir , você terá como comprovar , em muitos casos se você usar o cartão do banco e pagar com o débito já fica resgistrado no extrato do cartão...
uma questão específica sobre aluguel de espaço:
- vou dar um exemplo: moro em apartamento cedido por espólio de família, ou seja, não pago aluguel formal com recibo, e sim por acordo informal com meus irmaos,...minha mei será cadastrada com esse meu endereço pessoal, correto? não vou ter escrituração regular, caberia dizer que estaria tirando 12 mil por ano para pagar aluguel ??? sei que essas perguntas podem parecer meio malucas mas, o fato é o seguinte....se o lucro presumido é pouco e o pro labore menor ainda, e vai sobrar muito na conta da mei, o que fazer com essa sobra anual de cerca de 30 mil reais ???? não dizem que é isento de IR PJ? mas se for retirado pra uso do titular, não teria que pagar IR PF???
Sem chance... Teria de ter um contrato de aluguel no nome da empresa, no caso o MEI.Ele é isento sim em alguns casos como te expliquei acima... Cara pagar imposto não é todo o Mal , nós não gostamos pois não achamos justo , porém só paga imposto quem ganha e para você crescer vai ter de pagar , caso contrário você vai ficar fazendo "matemática" para tentar se livrar dele e se ele pegar não vai ter matemática que vai te salvar...
Veja por um outro lado , o imposto a pagar é pouco . Se tivesse contabilidade regular em média só de contador pagaria R$ 400,00/ mês , veja que a retirada não dá isso.
O MEI na minha opinião veio com o motivo principal ARRECADAÇÂO, muita gente trabalha na ilegalidade pegando o famoso por fora. Estas pessoas não iam pagar nada ao Leão , então foi feito o MEI , pois é melhor receber alguma coisa do que não receber nada , não concorda? Antes do MEI quanto eles arrecadavam com estas pessoas? ZERO !! e depois do MEI ?veja quantos MEI existem cadastrados ... Com certeza o MEI é bom , é um ponto de partida. Infelizmente vocÊ vai falar de MEI com grande parte de contadores e a MAIORIA é contra , pois não recebem ... Por este fato muito não sabem como funcionam e colocam uma "porr..." de dificuldade . Sinceramente eu acho que o contador é necessário para uma firma a partir de 3 empregados , fora isso não vejo necessidade.
RESUMINDO:
- se o MEI, para poder usufruir do fruto do seu trabalho, tiver que pagar MUITO imposto de renda de pf, ao retirar dinheiro de sua c/c pj, não seria um desestímulo para a sua tentativa de formalização ??? Como fazer e Qual seria o máximo que poderia repassar pra mim sem ter que pagar IR ???
Você está vendo o MEI de maneira errada , o MEI é o seu ponto de Partida . O que se espera é que você fature mais que 60mil , mas pela minha explicação você já deve ter observado que não é tanto imposto assim...
Valeu meu amigo , espero ter ajudado ai .. Agora vai por mim , Não fica fazendo muita matemática não , Pagar imposto tb é importante para você fazer caixa , assim poderá adquirir bens e comprovar como você adquiriu .. Tem que se pagar algo meu amigo.
O MEI foi feito para quem não tem outra fonte de renda , quem tem vai pagar imposto na retirada , mas vai ganhar um dinheiro a mais .. Só paga imposto quem ganha dinheiro.... beleza?
abração