Marcos
Bronze DIVISÃO 1 , Não InformadoSó queria acrescentar uma parte.. Eu tive uma duvida no forum que foi respondida pelo Saulo. Porém em uma das respostas do Saulo ele diz se você mantiver contabilidade regular ao final do Ano você pode transferir todo o lucro para a sua conta pessoa física sem a incidência de imposto de renda...
Ai não sei o que é mas vantajoso , seria algo até para o Saulo dar uma palhinha ai para nós:
Um contador por mês pelo menos aqui no RJ = R$ 450,00 média , ao longo de um ano você vai pagar ao contador : R$ 5400,00 + 450,00 ( 13) = quase R$ 6mil ao longo do ano . Este será o seu custo para manter a contabilidade regular , ok?
Agora vamos supor que se o MEi fatura 60mil , ninguem terá um lucro de 60mil ... vamos repassar todos os 50mil ( ISSO SENDO OTIMISTA )
Dos 50mil, vamos supor o comércio que é o pior caso que deduz apenas 8% , serviço a coisa fica muito melhor .... o Comércio é o pior pois o imposto a pagar sempre será maior.
50mil x 8% = 4000,00 - isento não tributável
R$ 46mil será a parte tributável...
Vale lembrar que no IRPF temos uma isenção de 22mil , considerando apenas o MEI como fonte pagadora.
Teremos um imposto sobre R$ 24mil
O valor a ser pago de imposto seria de cerca de 3mil reais , acredito eu , ou seja , um valor menor que manter a contabilidade regular....
Não estou dizendo que não deva ter contador , mas por números não consigo ver a vantagem de ter a contabilidade regular para que não aja a necessidade de pagar imposto , uma vez que a contabilidade regular vai custar mais caro que o imposto.
Talvez ela seja válida para quem tem 2 fontes de renda , neste caso seja melhor pagar um contador, por exemplo.
O cara tem carteira assinada e recebe 30mil no ano , vai repassar os 46mil do mei para sua conta... ele será tributado em cima de 76mil - 22mil(isenção) , neste caso ele vai ter um imposto a pagar na casa dos 10mil ou mais.. ai o contador já é valido ...
Acho que ai o SAulo pode dar uma orientação melhor.