x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 731

JOSE  ALMEIDA BISPO

Jose Almeida Bispo

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 09:29

Bom dia, Pessoal.
Gostaria de tira uma dúvida: Há alguns anos quando faço a ninha declaração irpf , fico com algum receio e/ ou medo de colocar meus pais na qualidade de dependentes meu, pois a questão é que eles são aposentados, porém ganham salário mínimo. E olhando o programa tenho observado que lá tem no ítem dependentes ( pais, avós, ou bisavós que receberam rendimentos até 01 salário mínimo).
A minha dúvida é se eu colocar os mesmos terei de colocar os seus rendimentos.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 11:33

Bom dia José,

Não só os rendimentos,

devem ser informados também os bens, os direitos, as dívidas e os ônus reais.

Vale dizer que sua DIRPF representará a soma das duas (da sua e a de seus pais).

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 22 fevereiro 2011 | 21:34

Boa noite José,

Ônus reais de modo geral são as dívidas ou os encargos que devem ser suportados pelo contribuinte.

Na realidade são os encargos que recaem sobre coisas móveis ou imóveis, por força de direitos reais sobre coisas alheias.

Nesta ficha não deve ser incluídos:

- valor igual ou inferior a R$ 5.000,00 em 31 de dezembro de 2010.

- financiamentos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou sujeitos às mesmas condições, ou seja, aqueles nos quais o bem é dado como garantia do pagamento - ex: alienação fiduciária, hipoteca, penhor;

- bens adquiridos por consórcio;

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade