x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 969

Declaração IRPF morador Rússia

Elton

Elton

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 17:11

Boa Tarde,

Estou com um caso para resolver em relação a uma IRPF de um brasileiro morador na Rússia.
Ele é jogador de futebol na Rússia, não fez a declaração de saída do Brasil, diz que seus salários já estão descontados impostos (16%), mandou ano passado aproximadamente 150 mil reais para o Brasil onde comprou um imóvel.
Minha dúvida é a seguinte:
Como vou declarar esse rendimento dessa pessoa?
Tenho que lançar como rendimento de PF e pagar impostos ou como já foi descontado impostos mediante o pagamento do seu salário lanço em algum campo que ficará isento de mais impostos brasileiros?
Procurei saber se o Brasil possui convênio com a Rússia e não achei nada a respeito, fui conversar com um auditor da Receita Federal e não soube me responder quanto ao convênio, disse que eu tinha que pesquisar.

Se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 20:30

Elton
Boa Noite

Neste caso vc deve analisar primeiro a condição dele de RESIDENTE OU NAO.

Ele passa a ser considerado NAO RESIDENTE a partir da declaracao de saida ou a partir do 12º mes do exterior. A partir deste periodo ele passa a ser obrigado a cumprir com as regras da russia.

Se ele for considerado RESIDENTE deverá entregar a DIRPF e pagar o imposto apurado para o Brasil, podendo compensar somente se houver o convenio assinado com o pais em que ele está. (A russia não esta na lista).

Sugiro que vc consulte o Perguntãoda RFB deste ano na parte de EXTERIOR para verificar que situação ele se enquadra.

Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade