x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.615

Calculo de juros da multa do IRPF

Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 17:14

Pessoal, boa tarde!! Alguem saberia me dizer como faço o calculo para juros da multa de um IRPF não entrega na data. Um cliente me passou uma notificação de IR entregue em atraso de 2006 cobrando uma multa de R$ 165,00. Eu já fiz o calculo aqui no site mas eu gostaria de entender como é feito esse calculo. O 1º vencto é de 30/05/2006.

Desde já agradeço a atenção de todos...

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 00:23

Mauricio
boa noite


Via de regra a multa aplicada não sofre correção, no entanto se a RFB notificou e o contribuinte não efetuou o pagamento o órgão multa o contribuinte de oficio em 75% do valor.

Sugiro que vc tente acessar o conta corrente dele no portal da RFB para certificar da situação do débito, tais como: se foi multado de oficio, se ainda esta sendo administrado pela RFB (pode ser levado a PGFN), etc.. Esse acesso vc consegue fazer pelo certificado digital ou código de acesso (gerado no proprio site utilizando dos dados do contribuite e os dois ultimos recibos de entrega).

É importante que vc faça essa verificação pois se vc pagar para RFB e o débito já estiver sendo analisado pela PGFN, por exemplo, o imposto pago ficara "perdido" no órgão e vc terá o trabalho posterior de regularizar na PGFN.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.