Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 10

acessos 2.601

certificação digital

Júlio Cerqueira

Júlio Cerqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 09:27

Para efeito de entrega de declarações à Receita Federal é necessário possuir certificado digital nos padrões da ICP-Brasil. Pode ser feita também procuração eletrônica para conceder poderes a um outro detentor de certificado digital, por exemplo, o Contador. Lembrando que esse mês temos a DIPJ para entregar até o dia 30.

Quanto ao projeto não sei nada a respeito.

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..." (Renato Russo)
Flavia Monteiro Barbosa

Flavia Monteiro Barbosa

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 09:56

Julio, obrigada pelas informações.

Ouvi dizer que todas as empresas serão obrigadas a adquirir o certificados dig ate dez de 2011 e nao poderao mais utilizar a procuração. Vc sabe me dizer se isso é verdade?

obrigada mais uma vez.

flavia

Júlio Cerqueira

Júlio Cerqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 7 junho 2011 | 14:39

Flávia, o colega Wilson lembrou bem em relação à DCTF. É bom vc verificar isso.
Quanto ao certificado digital, desconheço a extinção da procuração para o mesmo. Você tem algum embasamento a respeito do assunto?

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..." (Renato Russo)
Júlio Cerqueira

Júlio Cerqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 8 junho 2011 | 08:41

Flávia, se você possui certificado pode cadastrar procuração ou então a empresa deverá adquirir um nos padrões da ICP-Brasil, tipo A1 ou A3.

"Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo, prefiro acreditar no mundo do meu jeito..." (Renato Russo)
Patricia Santos Machado

Patricia Santos Machado

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 11:24

Bom dia a todos!

Eu soube que, desde do início de 2010, não sei precisar bem a data, mas a RFB não permitiu mais a procuração eletronica, ficando o contribuinte obrigado a emissão do certificado digital, para, posteriormente ser feito a procuração digital para o contador.
Como não precisei mais deste serviço não sei dizer se foi alterado.
Porém vou verificar.

Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.