Gustavo Pedreira
Bronze DIVISÃO 3 , Não InformadoAlguém poderia me ajudar com o seguinte problema.
Meu pai estava em um contando muito desorganizado, agora ele faleceu, e esta fechando a contabilidade. Bom estou fazendo ciências contábeis mais estou no começo, não entendo da parte tributaria, só por leitura, então como estamos mudando de contador gostaria de chegar e poder falar alguma coisa que eu entendesse com ele.
A Empresa do meu pai é Lucro Presumido, estava conversando com ele, ele não sabe se paga CSLL, IR, PIS, COFINS, porque ele disse que o contador declarava sem movimentação mas pô ele emite nota fiscal, a empresa dele é prestação de serviço da construção civil. (meu pai tbm é desorganizado)
Ele tem uma folha de pagamento de aproximadamente R$ 12000, INSS por parte dos empregados aproximadamente R$1000 (não estou com os valores no momento mas são bem pertos disso) ele emite de 3 a 4 notas fiscais por mês dando um valor de aproximadamente R$40.000/mês (só prestação de serviço sem material)
***QUERO SABER:***
*De um modo bem pratico quais impostos e quanto ele deve pagar por mês sendo lucro presumido e o valor dos impostos: CSLL, INSS PATRONAL, FGTS, PIS, COFINS, IR(SEI QUE É A CADA 3 MESES MAS PODE TER UM VALOR POR MÊS, GOSTARIA TBM)e etc.
*Se caso ele mudasse para SIMPLES NACIONAL, a folha de pagamento diminuiria e os impostos tbm por ser imposto único (mais baixo) qual seria o valor?
*Por favor, realmente preciso dessas informações para ajudar o meu pai, acho que ele paga muito imposto e não entende e ta ficando cada vez mais difícil, queria ir conversar com um novo contador com essas informações para não falarem “deixa como esta”.
por favor me ajudem
obrigado