x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 1.410

Lucro Real p/ Presumido - Estoque com unid a vender

Jacqueline Bastos

Jacqueline Bastos

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 25 dezembro 2011 | 23:55

Caros senhores

Tenho uma empresa no Lucro Real, com a atividade de construção de imóveis, mas nos últimos anos, ela recebe apenas aluguel, e ainda sobrou apenas um apartamento para vendar em 2011 do último empreendimento. Pergunto; posso transforma-la agora em janeiro de 2012 em lucro presumido? Mesmo tenho apenas uma unidade para vender?
Ps. Ela vem recolhendo os tributos pelo faturamento bruto, sem abater absolutamente nada.
Obrigada pela atenção,
Jacqueline

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 09:04

Jacqueline
Bom dia

Se a empresa não estiver "obrigada a ser lucro real" ela pode ser alterada para Lucro Presumido, não há nenhum pedido especifico na RFB o reconhecimento será pelo imposto de renda pago.

Vc deverá observar o codigo de recolhimento, lembrando que a mudança é definitiva para o ano e vc não poderá alterá durante o ano.

Heloisa Motoki

Jacqueline Bastos

Jacqueline Bastos

há 13 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2011 | 10:48

Obrigada Heloisa por me responder. Tive essa dúvida, pois li não me lembro aonde, que quando houvesse uma unidade ainda na tributação do lucro real, eu não poderia transformá-la em presumido. Mas sabia que a empresa não era obrigada a estar na opção do lucro real.
Obrigada pela atenção, e por me responder tão rápido, gosto muito de vocês e sempre estou aqui lendo as dúvidas dos colegas e as respostas que já me ajudaram muito.
Boas festas a todos!!!!
Jacqueline

Jacqueline Bastos

Jacqueline Bastos

há 13 anos Quarta-Feira | 8 fevereiro 2012 | 12:16

Continuando o assunto novamente, li este artigo na página da receita;

"As pessoas jurídicas que exerçam as atividades de compra e venda,
loteamento, incorporação e construção de imóveis não poderão optar
pelo lucro presumido enquanto não concluídas as operações imobiliárias
para as quais haja registro de custo orçado (IN SRF nº 25, de 1999, art. 2º;).
Embora eu faço os calculos do custo, e minha empresa em 2011 foi apurada pelo lucro real, as vendas foram calculadas pelo valor bruto, sem abater nenhum custo, tomei essa decisão, para que não paga-se no final do ano um imposto de renda bem maior. Ainda sim, sobrou apenas uma unidade em 2011 que não foi vendida. Será que posso transformar em lucro presumido em 2012? Mesmo não usando o custo orçado?
Obrigada mais uma vez.
Jacqueline

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 9 fevereiro 2012 | 07:57

Bom dia Jaqueline,

O impedimento em questão está atrelado ao custo orçado. Nestes termos você deve se certificar se sua empresa trabalha (ou não) com custos orçados. Se não trabalha nada a impede de optar pelo Lucro Presumido desde que pague a primeira parcela/quota do Imposto de Renda via DARF com Código da Receita correspondente àquela tributação.

Poucas são as empresas que hoje registram contabilmente custos orçados, dada a praticidade e maior segurança trazida pela estabilidade do mercado a maioria adota custos realizados.

Nota
A apuração do resultado se dá pela diferença entre as receitas e os custos e despesas. Vale dizer que em termos gerais, as receitas menos os custos e menos as despesas lhe darão o resultado apurado.

No caso em questão, o resultado pode ser determinado de duas maneiras: com base nos custos orçados ou com base nos custos realizados.

- Orçados são aqueles ainda não realizados, ou seja, foram simplesmente orçados não se tem certeza de que serão realizados naqueles valores.

- Realizados são os custos já efetivados, já houve o desembolso, são custos líquidos e certos.

O Artigo 2º da IN SRF 25/1999 obriga a opção pelo Lucro Real (maior controle) às empresas que tenham registrado em suas contabilidades, operações imobiliárias ainda não concluídas, para as quais hajam custos apenas orçados (não realizados).

Com isto a Receita Federal busca ter completo conhecimento dos custos - que naturalmente diminuirão os lucros e os impostos - de cada empresa tributada pelo Lucro Real.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade